Respostas
Explicação:
"Existem, atualmente, inúmeros e acalorados debates no que diz respeito à integração econômica das Américas, dentre os quais dois se destacam pela polêmica que levantam e pelo contexto em que se inserem: sobre a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e sobre a Alba (Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América).
A Alca é, sem dúvida, a mais polêmica entre as proposições de blocos econômicos em todo o mundo. Isso porque não há um consenso em relação à sua implantação nem entre os países americanos nem no contexto interno dos Estados Unidos, que foram os responsáveis por realizar essa proposição.
Em 1994, realizou-se, durante a Cúpula das Américas, uma reunião em que se estabeleceu a idealização da Alca, com previsão de sua criação no ano de 2005, envolvendo todas as nações independentes das Américas, com exceção de Cuba. No entanto, esse planejamento não se consolidou nem se efetuou na prática.
As grandes críticas com relação à Alca giram em torno das possíveis desvantagens que os países sofreriam caso esse acordo fosse firmado. Por parte do Congresso dos Estados Unidos, existe o argumento de que a efetivação de um bloco econômico com os países periféricos do continente somente traria prejuízos à economia norte-americana. Isso propiciaria uma debandada de indústrias e produções em geral para esses países e acirraria a concorrência interna sobre os produtos primários, prejudicando, em tese, os acordos locais.
Já em relação a alguns países da América Latina, com destaque para a Venezuela, a principal crítica seria a de que a ALCA somente traria prejuízos para a América Latina ao consolidar o domínio econômico dos Estados Unidos na região e ampliar a sua influência, transformando a área em um verdadeiro “quintal” dos norte-americanos.
Por parte de alguns países, como o Brasil, não há uma total negação à ALCA, mas uma negociação de seus termos. Há um desejo de que, com a efetivação desse bloco, os Estados Unidos diminuam o protecionismo contra a entrada de alguns produtos, tais como a soja, o aço, o suco de laranja e muitos outros, o que vem sendo recusado pelo governo norte-americano em razão das pressões internas dos produtores locais. Tal impasse, sem dúvida, é o grande empecilho para a consolidação do tratado."
ALBA : A Alternativa Bolivariana para as Américas tem como principal objetivo integrar diversos países da América Latina e também do Caribe, que tem como base a ideologia de Simón Bolívar, esse tem a intenção de ser uma alternativa em relação à ALCA (Área de Livre Comércio das Américas
ALCA: objetivo proposto na elaboração da ALCA era eliminar de forma progressiva as barreiras ao comércio e aos investimentos dentro das Américas. Basicamente, na condição ideal de existência desse bloco econômico, iriam circular livremente mercadorias, capitais e serviços.26 de dez. de 2