Diante desse cenário, a indústria contratou você, consultor de Recursos Humanos, para implementar um Plano de Cargos e Salários que seja justo e mantenha a equidade salarial da indústria. Você recebeu como principal tarefa resolver essa situação e deve responder às seguintes questões:
a) Quais etapas você levaria em conta para desenvolver um Plano de Cargos e Salários?
b) Por que a empresa deve reter o engenheiro Carlos Roberto?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Primeiramente, é necessário realizar uma avaliação dos cargos existentes mediante a análise da descrição de cargos de cada função na indústria. Também é preciso rever as classes existentes. Cada classe tem três faixas distintas: júnior, pleno e sênior (nível I, II e III), e a indústria poderia retirar as nomenclaturas e utilizar apenas algarismos romanos (I, II, III) e talvez criar mais dois níveis, a fim de garantir a possibilidade de crescimento dos profissionais sem aumento de níveis hierárquicos, de modo a aumentar a permanência deles nas organizações, tendo em vista a ampliação das grades salariais.
Deverão ser realizadas uma pesquisa salarial e a consulta à legislação acerca dos valores minimamente estipulados para a construção da grade salarial.
Deverá ser estabelecido um critério que garanta hierarquização, classificações, mudanças e categoriais salariais de forma transparente para os empregados em relação à promoção, que deverá ser comunicado e divulgado pela empresa a fim de servir como norteador para o desenvolvimento e as possibilidades de um empregado.
Também é preciso documentar quando houver promessa de promoção associada ao tempo e aos resultados em uma contratação, como foi descrito no caso, a fim de não frustrar o profissional e garantir o cumprimento do que foi ajustado.
b) A empresa deve reter o engenheiro porque ao longo dos oito meses ele tornou sua linha de produção o carro-chefe da empresa. Além disso, ele utilizou o conhecimento tácito (tipo de conhecimento profundamente enraizado nas ações e experiências de um indivíduo) para promover modificações que agregaram e aumentaram o faturamento da indústria. No entanto, como isso não foi documentado, ele não transformou as alterações em conhecimento explícito, que é o conhecimento que se encontra na organização em forma estruturada. Além disso, com a sabida entrada de um novo concorrente no mercado de massas, muito provavelmente Carlos Roberto seria alvo para compor a equipe.
Explicação: