HELPP!!
Cruzeiro chega a R$ 500 milhões em dívidas e é investigado por operações irregulares
Fantástico teve acesso a documentos internos do clube que revelam uso de empresas de fachada para ocultar crimes e até negociação envolvendo um menor.
Uma investigação sobre o atual bicampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro. Os repórteres Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo tiveram acesso a documentos internos do clube que revelam transações irregulares e uso de empresas de fachada para ocultar crimes. E mais: os dirigentes teriam negociado um jogador menor de idade, o que é proibido [...].
A reportagem mostrou que alguns conselheiros mantinham relações financeiras com o clube. Um desses conselheiros é Luiz Cláudio Freitas Rocha, o Xedinho, cuja empresa recebeu pagamentos do clube.
A reportagem conversou com ele por seis minutos - e gravou. As informações dadas por Xedinho nesses seis minutos foram usadas corretamente no texto da reportagem - que citava que a empresa dele é investigada pela suspeita de pagar o aluguel de um galpão de uma torcida organizada.
Mas, após o fim da ligação, a repórter quis fazer um novo questionamento. E telefonou novamente. Mas, ao teclar, errou um número, como mostra o arquivo telefônico recuperado. E acreditou que estava falando com a mesma pessoa.
Esse trecho foi usado na reportagem equivocadamente, erro que nos leva a pedir desculpas ao público e a quem atendeu o telefone. O erro não teve outro efeito na reportagem, no mais, inteiramente correta.
Depois da reportagem, o Cruzeiro abriu uma sindicância interna para apurar os fatos revelados e mudou a política de distribuição de cargos - proibindo que conselheiros tivessem vínculo financeiro com o clube. Também depois da reportagem, o presidente do conselho deliberativo do clube, Zezé Perrela, nomeou uma comissão provisória para apurar as denúncias.
Esta semana, um dos membros dessa comissão, o conselheiro e escrivão da polícia Márcio Antônio Marra, foi preso pela Polícia Federal - por suspeita de vazar dados sigilosos de investigações.
O texto acima aborda uma reportagem investigativa, realizada pelo programa televisivo Fantástico, sobre possíveis irregularidades praticadas pelo Cruzeiro Esporte Clube. Dele, depreende-se que
A
houve erros na reportagem exibida pelo Fantástico.
B
é comum o programa Fantástico equivocar-se em suas reportagens.
C
provavelmente o Cruzeiro Esporte Clube não praticou nenhuma irregularidade.
D
o Cruzeiro Esporte Clube não tomou nenhuma medida para apurar as denúncias feitas contra a instituição.
Respostas
A partir da leitura do texto com a reportagem jornalística, depreende-se que:
D) o Cruzeiro Esporte Clube não tomou nenhuma medida para apurar as denúncias feitas contra a instituição.
Interpretação do conteúdo jornalístico e a denúncia ao clube
Segundo o texto divulgado pela equipe jornalística do "Fantástico", temos que o Cruzeiro Esporte Clube acabou sendo denunciado às autoridades maiores em relação às práticas esportivas envolvendo contratos e operações que foram irregulares.
As dívidas que o clube acabou acumulando com os anos foi o estopim para que esta investigação teve início.
Mesmo após o equívoco da equipe jornalística ao ligar para uma pessoa anônima e que não tinha relação com o conteúdo, o Cruzeiro não procurou resolver ou rebater a denúncia.
Veja mais sobre as reportagens em https://brainly.com.br/tarefa/40698026