Leia o excerto abaixo:
“[…] A segunda premissa é a de que a Grande Guerra de 1914, ou a fase primeira e protogênica dessa crise geral, foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens régimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora […]”
MAYER, Arno J. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime, 1848-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Com base nas informações apresentadas por Arno Mayer, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O historiador Arno Mayer em sua obra A Força da Tradição apresenta uma causa diferente da Primeira Guerra Mundial. Fugindo das explicações clássicas vinculadas ao imperialismo e a economia, o historiador explica que na verdade uma das principais causas dessa guerra estava ligada a sobrevivência do Antigo regime.
PORQUE
II. O Antigo Regime, ou absolutismo, estava definhando na virada do século XIX e XX, resistindo em poucos países como na Rússia e Império Austro-húngaro. Para o historiador, a Primeira Guerra Mundial foi uma expressão dessa decadência e uma resistência desse modelo político, que buscava sobreviver ao novo modelo capitalista industrial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A
Respostas
respondido por:
2
Letra A
Explicação:asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás