1. A clonagem animal gera cópias idênticas de indivíduos. O processo é por transferência nuclear, no qual o núcleo de uma célula doadora é removido e transferido para outra célula onde o núcleo foi previamente retirado, desenvolvendo-se embrionariamente e originando um indivíduo igual ao doador celular. Sobre esse assunto é correto afirmar:
a - A clonagem é a replicação de certos tipos de células a partir de uma célula "mãe" ou a replicação de uma determinada parte da célula ou DNA para propagar uma característica genética desejável específica.
b - A clonagem utiliza vetores que geram clones por meio da multiplicação de moléculas de RNA recombinante. A escolha do vetor vai depender do tamanho do fragmento do RNA.
c - A clonagem reprodutiva foi projetada como terapia para uma doença. O núcleo de uma célula é inserido em um óvulo fertilizado cujo núcleo foi removido. O ovo nucleado começa a se dividir repetidamente para formar um blastocisto. Os cientistas, então, extraem células-tronco do blastocisto e as usam para cultivar células que são uma combinação genética perfeita para o paciente. As células criadas por essa clonagem podem então ser transplantadas para o paciente para tratar uma doença da qual ele sofre.
d - A clonagem terapêutica é usada quando a intenção é gerar um animal que possua o mesmo DNA nuclear que outro animal existente atualmente ou anteriormente.
e - Os plasmídeos, os bacteriófagos e os Cosmídeos não são exemplos de vetores.
Respostas
Sobre a clonagem, está correto:
d - A clonagem terapêutica é usada quando a intenção é gerar um animal que possua o mesmo DNA nuclear que outro animal existente atualmente ou anteriormente.
Alguns aspectos sobre a clonagem
- Quando estudamos o tema de clonagem, passamos a compreender que a genética é um termo que retrata o mecanismo de propagação de genes dos organismos;
- por meio da clonagem, são gerados indivíduos geneticamente idênticos, tanto em termos de genótipo, quanto em termos de fenótipo;
- Um fato curioso é que a clonagem, pode ocorrer naturalmente em alguns seres vivos, a exemplo de algumas espécies de bactérias;
- A forma mais comum de clonar um ser vivo é a forma artificial, que depende da aplicação de técnicas avançadas de engenharia genética;
Por meio da clonagem reprodutiva são gerados os clones, ou seja, são cópias idênticas do progenitor.
#SPJ1
leia mais sobre clonagem:
https://brainly.com.br/tarefa/32317315
Resposta:
letra A (corrigida pelo gabarito Estácio)
A clonagem é a replicação de certos tipos de células a partir de uma célula "mãe" ou a replicação de uma determinada parte da célula ou DNA para propagar uma característica genética desejável específica.
Explicação:
A clonagem utiliza vetores que geram clones por meio da multiplicação de moléculas de DNA recombinante. A escolha do vetor vai depender do tamanho do fragmento do DNA. Os plasmídeos, os bacteriófagos e os Cosmídeos são exemplos de vetores. A clonagem terapêutica foi projetada como terapia para uma doença. O núcleo de uma célula é inserido em um óvulo fertilizado cujo núcleo foi removido. O ovo nucleado começa a se dividir repetidamente para formar um blastocisto. Os cientistas, então, extraem células-tronco do blastocisto e as usam para cultivar células que são uma combinação genética perfeita para o paciente. As células criadas por clonagem terapêutica podem então ser transplantadas para o paciente para tratar uma doença da qual ele sofre. A clonagem reprodutiva é usada quando a intenção é gerar um animal que possua o mesmo DNA nuclear que outro animal existente atualmente ou anteriormente.