• Matéria: Biologia
  • Autor: cristiamykauanas
  • Perguntado 9 anos atrás

Como esta representado as substancias inorgânica ?

Respostas

respondido por: annaluizaara
0

Para uma substância ser considerada ácido, ela deve ter o cátion H+ e um ânion qualquer, no qual representaremos por X. O ânion X pode ser um oxiânion, e nestes casos, a substância denomina-se oxiácido, caso contrário, trata-se de um hidrácido. Ainda existe a possibilidade de ser um tioácido, teluroácido ou selenoácido, no caso de o oxigênio ser substituído por outro calcogênio. Representaremos por a o módulo da carga do ânion, que é equivalente à quantidade de cátions hidrogênio no ácido. Genericamente, os ácidos seguem a seguinte equação:

Note que a dissociação ocorre na presença de água. Alguns autores consideram que tais substâncias são somente ácidas em solução aquosa (senão tratam-se de ânions de hidrogênio). Para diferenciar o ácido do ânion de hidrogênio basta acrescentar (aq) - que significa aquoso - à fórmula química do ácido. Conforme o valor de a, os ácidos são classiificados:

1 - monoácidos (ex.: HF(aq));2 - diácidos (ex.: H2SO3(aq));3 - triácidos (ex.: H3PO3(aq)).

O sinal  representa uma reação reversível. O grau de reversão da reação representa a força do ácido, que é representado pelo potencial de hidrogênio (pH), em que 0 ≤ pH < 7. Pode-se também representar pelo potencial de hidroxila (pOH), apesar de ter um uso incomum. A conversão de pH em pOH é dada pela seguinte fórmula:

Quanto mais próximo de zero o pH (e de 14 o pOH), mais forte é o ácido e menor é a reversão. Portanto, ácidos fortes em solução aquosa estão muitíssimo dissociados. A unidade de medida do pH é o mol por litro (mol/L). Quanto à força - que é o grau de dissociação -, os hidrácidos são considerados:

Ácidos fortes (pH = 0) - o ácido clorídrico (HCl(aq)), o ácido bromídrico (HBr(aq)) e o ácido iodídrico (HI(aq));Ácidos moderado - o ácido fluorídrico (HF(aq));Ácidos fracos (pH ≅ 7) - demais hidrácidos.

Já nos oxiácidos, a força é determinada pela diferença entre a quantidade de átomos de oxigênio e hidrogênio do composto. Se a diferença for menor ou igual a 1, o ácido é forte, caso contrário, o ácido é fraco. Exemplos:

Oxiácidos fortes - H3PO5(aq) (5 - 3 = 2), HNO4(aq) (4 - 1 = 3);Oxíácidos fracos - H2PO2(aq) (2 - 2 = 0), H3BO(aq) (1 - 3 = -2).espero ter ajudado

Perguntas similares