Respostas
Resposta:
O cangaço foi um movimento de banditismo social, isso significa que era um movimento que reivindicava a riqueza alheia por meio da violência, e que aconteceu no Nordeste.
O maior fluxo do cangaço aconteceu entre os anos de 1920 e 1930, quando imperava o coronelismo nas cidades do interior do país.
Os coronéis eram grandes proprietários de terras que possuíam muita riqueza e explorava o povo das cidadezinhas, fazendo com que a maior parte da população não tivesse acesso aos bens de vida. Eles também eram políticos poderosos.
O cangaço era formado por homens e mulheres que escolhiam viver em uma vida seminômade, ou seja, que habitavam um local apenas por um período de tempo, e que iam em busca de cidades que pudessem saquear.
Os homens se uniam ao cangaço em busca de uma justiça social, visando a retirada do dinheiro dos grandes coronéis.
Quando eles saíam de suas casas e se juntavam aos bandos de cangaceiros, eles recebiam um apelido com o qual ficavam conhecidos.
O primeiro cangaceiro que se tem registro histórico se chamava Jesuíno Alves de Melo Calado, mas o seu apelido no cangaço, era Brilhante.
Ele começou as brigas e saques pelas cidades e deu início a um movimento que vai ter como principal líder um nome muito conhecido: Lampião.
Explicação:
espero ter ajudado <3