• Matéria: Geografia
  • Autor: silvameloneylacamila
  • Perguntado 3 anos atrás

Relatório do filme Adeus lenie

Respostas

respondido por: philipehuck
1

Adeus Lênin é um filme que mistura comédia e drama, nos mostrando um contexto que nos permite analisar e refletir sobre uma das grandes mudanças ocorridas na Alemanha entre as décadas de 70 a 90 em função do socialismo e capitalismo nos cercando da discussão sobre a liberdade.

Toda a trama da história se dá na Alemanha oriental, iniciando-se com a saída doSr. Kerner, pai de Alex para o lado ocidental, em busca de melhores condições de vida para a sua família e por causa das diferenças de posicionamentos políticos com a RDA. Aqui vale ressaltar, que o muro de Berlim, foi construído de forma rápida, o que desfez muitas famílias na época, pois quem estava no lado ocidental, após o levantamento do muro, não poderia atravessar para o lado oriental (evice-versa). Após, a saída do esposo, a Sra. Kerner, mãe de Alex, casa-se com o regime socialista, tornando-se professora que ativamente participava do governo, escrevendo cartas de críticas construtivas àquele regime.

Com o crescimento de Alex e sua irmã, veio o desenvolvimento de uma consciência crítica, inicia-se em Alex um descontentamento com o regime socialista, o que acarretará aparticipação dele na manifestação que populares realizavam buscando o direito de atravessarem o muro. Essa manifestação aconteceu no dia 07 de outubro de 1989, dia da comemoração dos 40 anos da República Democrática Alemã. A mãe de Alex fora convidada a participar dessa comemoração, mas no caminho do local da comemoração, ela é impedida a chegar no destino por causa da manifestação, e vê a agressiva atuaçãoda polícia contra os manifestantes e mais, vê seu filho Alex participando daquele movimento que representava o oposto de tudo que ela acreditava e sendo levado pela polícia. Naquele momento ela sofre um ataque cardíaco, sendo levada para o hospital e ficando em coma durante 08 (oito meses).

Durante esse tempo, a Alemanha passa por diversas mudanças políticas, como a renúncia do presidente doConselho do Estado RDA, Erick Hoenecker, a abertura do muro de Berlim, o início do capitalismo na Alemanha oriental, representada no filme com a chegada da coca-cola e as primeiras eleições livres da Alemanha.

Após oito meses em coma a mãe de Alex acorda, ela pede para voltar para casa, mas o médico o adverte que será melhor ela ficar no hospital, mas mesmo assim, Alex, decide levá-la para casa,mas é informado que ela não poderá ter emoções fortes, pois, poderá ter um novo ataque cardíaco, e Alex passa a viver fazendo tudo para que sua mãe não saiba o que aconteceu durante o seu "sono", levando-a acreditar que ainda vivem sobre o regime socialista.

O filme termina com a morte da mãe de Alex, motivado por um segundo ataque cardíaco, mas Alex a fez acreditar que a transformação política que ocorreu foi de forma pacífica, chegando até ser poética.

O filme nos mostra o Estado operário deformado do socialismo, como também o capitalismo decadente; a repressão brutal, a falta de liberdade na imprensa, as dificuldades econômicas existentes no socialismo e traz também com a chegada do capitalismo empresas estatais sendo fechadas e a troca da universidade pelo trabalho, demonstrandoassim a busca incessante pelo dinheiro, principal marca do capitalismo.

Explicação:

Perguntas similares