Respostas
A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera.
Trata-se de um fator que influencia na temperatura, na sensação térmica e na precipitação.
Por sua vez, a umidade do ar é influenciada por diversos fatores como a maritimidade, a continentalidade, as massas de ar, o tipo de vegetação, dentre outros.
Locais próximos ao mar ou rios a evaporação da água tende a ser maior. Sendo assim, nesses ambientes a umidade do ar é mais elevada do que em locais afastados das correntes de água.
Em relação ao clima do local, podemos compreender que a umidade do ar está relacionada com a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura atingida em determinado período.
Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica. Por outro lado, quando menor for a umidade do ar, maior será a amplitude térmica. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor.
Como exemplo, vamos pensar no deserto onde o clima é árido e a umidade do ar é relativamente baixa. Em áreas desérticas a variação de temperatura num dia é muito grande.
Ali, as temperaturas durante o dia podem atingir 50 graus e a noite, 0 graus. Assim, nesse local onde a amplitude térmica é grande temos pouca umidade do ar.
No tocante à vegetação, podemos citar a Floresta Amazônica que apresenta uma quantidade elevada de umidade do ar.
cobro barato.
wa.me/+5588992941756?text=ola