Fale sobre a cultura artística de Paraguai, danças, pintura, religião etc
GENTE PFVR EU PRECISO URGENTEEE É UM TRABALHO, SE POSSÍVEL MANDE OS TEXTO
Respostas
Resposta:
O Paraguai, cujo nome oficial é República do Paraguai, é um país localizado na América do Sul.
Junto com a Bolívia é um dos dois países do continente que não tem saída para o mar.
Faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Brasil. O Mato Grosso é o estado brasileiro que faz fronteira com o Paraguai.
O nome Paraguai, de origem guarani, faz referência ao rio da região.
Dados Gerais
Capital: Assunção
Extensão territorial: 406 752 km²
População: 6 854 536
Clima: subtropical
Idiomas: guarani e espanhol
Religião: Catolicismo e crenças indígenas.
Moeda: guarani paraguaio
Sistema de governo: República presidencialista
A bandeira do Paraguai possui as cores azul, branco e vermelho em faixas horizontais com um escudo no centro.
Ao contrário da maioria das bandeiras, os dois lados não são idênticos. Por isso, no verso temos um escudo com uma estrela, ramos de oliveira e a inscrição “República del Paraguay”. Já no reverso, o escudo traz a figura de um leão.
Há várias explicações para a origem das cores da bandeira do Paraguai. Uma delas seria que eram as mesmas usadas nos uniformes dos soldados paraguaios que defenderam o Rio da Prata contra as invasões inglesas em 1806.
Outra teoria aceita é a referência à bandeira revolucionária francesa cujos ideais iluministas influenciaram no processo de independência do país.
Os escudos também têm um simbolismo ligado à independência. A Estrela de Maio é uma recordação à data de independência do país: 14 de maio de 1811. Por sua parte, o símbolo do leão guardando o barrete da liberdade, representa a defesa da soberania nacional.
Encontramos a mesma estrela nas bandeiras da Argentina e do Uruguai. Isso não é coincidência, pois esses países faziam parte do Vice-Reino da Prata e começaram o processo de independência da Espanha na mesma época.
Divisão territorial
O país está dividido em 17 departamentos e o Distrito Capital.
Alto Paraguay
Alto Paraná
Amambay
Distrito Capital
Boquerón
Caaguazú
Caazapá
Canindeyú
Central
Concepción
Cordillera
Guairá
Itapúa
Misiones
Ñeembucú
Paraguarí
Presidente Hayes
San Pedro
Economia
A economia paraguaia é baseada na pecuária e na agricultura, especialmente a soja.
O país também é tristemente conhecido pela quantidade de empresas especializadas na falsificação de produtos. Assim muitos brasileiros vão ao Paraguai especialmente para fazer comprar e revendê-las no Brasil.
Cultura
O Paraguai ainda guarda orgulhosamente seu passado indígena. A língua guarani é falada por grande parte da população juntamente com o espanhol. Desta maneira vemos marcas da cultura guarani em todas as áreas artísticas mescladas com os costumes trazidos pelos colonizadores espanhóis.
O país conserva danças folclóricas como a yuki, pericón, a polca paraguaia e chiperita, dentre outras. Várias são mesclas de ritmos europeus com os indígenas que são executadas com roupas tradicionais.
Em termos musicais destaca-se a harpa paraguaia. O instrumento foi introduzido pelos jesuítas e acompanha cantos em guarani, em espanhol e algumas danças típicas.
Na literatura paraguaia se encontram poetas e escritores que usaram o guarani e o espanhol para se expressar. Sobressaem-se autores como Augusto Roa Bastos, Gloria del Paraguay e Ignacio E. Pane.
A culinária é rica em legumes e carnes, combinando as tradições indígenas com as influências espanholas e italianas. Um dos pratos típicos é o "vorí vorí" ou "borí borí" que se trata basicamente de um caldo grosso acompanhadas de pequenas bolas de farinha de milho e queijo.
Tal qual a Argentina e o Uruguai, a bebida típica mais apreciada é o mate.
Pontos turísticos
A capital Assunção concentra boa parte da oferta cultural como teatros e museus. Podemos citar a Casa da Independência, o Museu do Barro, o Panteão Nacional e a catedral de Nossa Senhora da Assunção.
No departamento de Encarnación é possível visitar as Ruínas Jesuíticas de Tavarangue e da Santíssima Trindade. Também ali há praias fluviais como a de San Juan.
Para quem gosta de apreciar a natureza, o Paraguai conta com paisagens espetaculares como o Cerro Akati e o Cerro Tres Kandu ou Peró.