Os padres Jesuítas que chegaram ao Brasil em 1549 classificaram os índios por suas variações culturais linguísticas e de localização qual classificação dada aos índios que ocupavam o litoral
Respostas
Os indígenas que ocupavam o litoral ficaram designados, em sua maioria, como "Tupis", sendo estes os povos que foram inicialmente apresentados como mais amistosos pelos colonos, em oposição aos "Tupinambás", apresentados como "perigosos".
Como os padres jesuítas se relacionavam com os povos nativos?
Os sacerdotes jesuítas buscavam converter os povos nativos ao Cristianismo e ensinar-lhes os costumes e a língua portuguesa, tendo se oposto à escravidão dos povos nativos que eram vistos como "gentis", mas também colaborado para a destruição das suas culturas e tradições. #SPJ1
Mais sobre os Jesuítas em:
https://brainly.com.br/tarefa/22228881
Os Jesuítas chegaram à colônia no Brasil no intuito de catequizar os índios, ou seja, transformar os nativos em novos fiéis da prática religiosa. Muitos livros de história relatam de forma banal “o lado sombrio” dos jesuítas por eles estarem a serviço da coroa real portuguesa, mas não podemos nos esquecer que em toda história existem os dois lados a serem conhecidos e analisados.
Os Jesuítas criaram várias instituições no Brasil
No objetivo de amenizar o sofrimento de pessoas em situações de vulnerabilidade econômica e social.
Universidades criadas com influencia predominantemente dos jesuítas:
- Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) Privada
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas SP) Públicas
A mensagem passada dentro de instituições de ensino superior como essas, é de inclusão, do ecumenismo, e da solidariedade que deve ser perpetuada de geração em geração. O Campus é um lugar feito para que os estudantes desenvolvam-se e busquem superar suas dificuldades porque só assim se ajudará toda uma nação com o compartilhamento da educação.
Leia mais sobre os Jesuítas no Brasil aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52186189
#SPJ9