A cartilagem articular é preenchida por X, que constitui um componente viscoso, composto de moléculas glicoproteicas especiais que o tornam um lubrificante escorregadio que facilita o movimento da articulação. Além de ocupar a cavidade articular, esse componente também ocorre dentro das cartilagens articulares. Esse mecanismo de lubrificação nutre as células nas cartilagens articulares e lubrifica suas superfícies livres, permitindo que ossos adjacentes se desloquem entre eles com um mínimo de atrito. MARIEB, E.; WILHELM, P.; MALLATT, J. Anatomia humana. 7. ed. São Paulo – SP.: Pearson Education do Brasil, 2014. 912 p. Com base na figura e na descrição apresentada, X especifica o(a): Alternativas Alternativa 1: Sínfise. Alternativa 2: Menisco. Alternativa 3: Sindesmose. Alternativa 4: Líquido sinovial. Alternativa 5: Fibrocartilagem.
Respostas
Resposta:
Liquido sinovial
Explicação:
O líquido sinovial é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial).
Líquido sinovial (fluido sinovial ou sinóvia) é um líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões. É segregado pelas membranas sinoviais. O termo sinóvia pode apresentar certa ambiguidade, pois alguns autores a consideram sinônimo de membrana sinovial.
É formado por um ultrafiltrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido hialurônico e pequena quantidade de proteínas de alto peso molecular (tais como fibrinogênio e globulinas), a qual se soma a esse ultrafiltrado. Fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares móveis.