genteee..
Pesquisa sobre a cultura afro-brasileira e exponha seus símbolos de identidade. Entenda como símbolo de indenidade tudo que representa a cultura trabalhada, exemplo; valores, crenças, culinária, jogos, danças…
Respostas
Resposta:
O que é a cultura afro-brasileira:
Cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.
A cultura afro-brasileira é caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia.
História da cultura afro-brasileira
Durante o Brasil Colonial, todo o tipo de manifestação cultural de origem africana era desestimulada e marginalizada na sociedade. Naquela época, os costumes e tradições dos povos africanos eram considerados primitivos e selvagens pelos europeus.
Com o fim da escravidão no Brasil (1888), começa um lento processo de reinterpretação da cultura africana. Em meados do século XX, a elite brasileira começa a enxergar alguns aspectos culturais africanos como expressões artísticas legítimas e que representam a identidade nacional.
Aproximadamente 40% de todos os negros que foram capturados de suas terras na África foram vendidos como escravos no Brasil. Devido a essa migração massiva, a presença da cultura africana ajudou a constituir a base dos atuais costumes e tradições dos brasileiros.
A cultura afro-brasileira está presente em quase todas as formas que compõe a identidade cultural nacional, como a dança, música, culinária, religião, folclore, etc.
Características da cultura afro-brasileira
Heterogênea, ou seja, em determinadas regiões do país há uma maior predominância de algumas das suas particularidades. Por exemplo, a culinária afro-brasileira está mais presente no Nordeste do que no Sul do Brasil;
Constituída a partir das heranças culturais de diferentes povos africanos. Assim, houve uma inevitável apropriação cultural entre os costumes de povos de vários locais da África. No entanto, há a presença de dois principais grupos: Bantos (oriundos do Congo, Angola e Moçambique) e Sudaneses (da África Ocidental, Sudão e Guiné);
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 10.639/2003), as escolas brasileiras devem inserir no currículo escolar o ensino da cultura afro-brasileira e a sua história;
Os estados brasileiros com maior expressão da cultura afro-brasileira são: Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A explicação para isso está no fato de terem sido os locais que receberam uma migração de escravos mais intensa durante o período colonial.
Leia sobre Cultura Africana e cultura.
Música e dança na cultura afro-brasileira
Esses são dois aspectos que tiveram grande influência da cultura africana. Com o tambor como base para os ritmos, muitos gêneros musicais e de dança se consolidaram no país, como o Maracatu, a Cavalhada, a Congada, a Capoeira, o Samba, entre outros.