Quando os antropólogos aplicaram a técnica do carbono 14 na múmia obtiveram 6 ppb. Qual a idade aproximada dessa múmia?
Respostas
Resposta:
A datação desses fósseis, como as múmias, geralmente é feita por meio do processo da quantificação de um tipo de carbono existente nos corpos dos animais e plantas em geral, o carbono 14. Esse elemento é, na verdade, um isótopo do carbono 12 e do carbono 13. Cientificamente, significa dizer que o carbono - que tem número atômico fixo 6 (Z=6), o que equivale ao número de prótons do átomo - tem sua massa atômica (massa de prótons e nêutrons juntas) variável, ou seja, ela varia de acordo com as massas. Temos o carbono 12, que representa 98,9% de todo carbono na Terra, o carbono 13, que é encontrado a 1%, e o carbono 14, este em menor quantidade entre os três.
A química está presente neste processo, mais especificamente o elemento do carbono:
- A datação fóssil pode ser baseada na proporção de carbono 14 (C14) e carbono 12 (C12) em organismos conhecidos dando a idade aproximadamente de 5.740 anos.
Para entender melhor esta afirmação e assunto sobre Técnica do Carbono 14, segue abaixo:
Como saber a idade fóssil pela paleontologia?
Quando o plasma morre, a redução de carbono-14 causada pela radiólise começa; a meia-vida de C14 é de 5.740 anos, que é o tempo que leva para o C14 converter metade dos seus átomos em C12. A idade do fóssil é então determinada calculando a quantidade normalmente encontrada nos organismos vivos em comparação com a quantidade encontrada no fóssil.
Portanto, O C14 é produzido continuamente na atmosfera e é uma consequência dos processos de exposição à radiação cósmica.
Aprenda mais sobre Antropologia: https://brainly.com.br/tarefa/4518171
#SPJ2