Um casal e seu filho procuraram um posto de doação de sangue na cidade em que moram. Após fazer toda anamnese, os três relatam que não sabem seu tipo sanguíneo. Após duas semanas da doação, os três recebem seus exames de sangue com a tipagem sanguínea de cada um. A mãe apresenta sangue tipo A+, o pai sangue tipo A+, e o filho sangue tipo O-. Os pais ficaram se perguntando se era possível isso acontecer, pois o filho não apresentava o tipo sanguíneo de nenhum dos pais.
Conversando com amigos, os pais, escutaram as seguintes afirmações:
I – Não é possível isso acontecer, pois, como vocês (os pais) são sangue A+, o filho obrigatoriamente tem que ser A+, pois, ambos os fenótipos são de características dominantes.
II – É possível, pois se ambos os pais forem heterozigotos, com um alelo dominante para o fenótipo A e um alelo recessivo para o fenótipo O, existe a possibilidade do filho ser sangue O, com genótipo ii (homozigoto recessivo).
III – O filho tem chance de ser Rh-, se os pais forem heterozigotos.
IV – Se vocês (os pais) forem heterozigotos para o fator Rh, seu filho tem chance de ser Rh-. No entanto, não há possibilidades dele ter sangue do tipo A.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
II e a III estão corretas
Explicação:
A alternativa I está errada, pois os filhos podem ser A positivo ou negativo, também O positivo ou negativo. Já a alternativa IV está errada, pois o hetrozigoto pode ter filhos de sangue A sim, não terão filhos com sangue B.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
https://wa.me/+5588993404177?text=olaaa