As membranas biológicas possuem algumas estruturas em comum, como a dupla camada fosfolipídica que atua impedindo a entrada de moléculas polares e íons. Os fosfolipidios são os principais lipídios que constituem a membrana plasmática e são compostos por uma molécula de glicerol, por uma cadeia insaturada de ácido graxo e uma cadeia saturada, por um ou dois grupos fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Essa estrutura molecular faz dos fosfolipídeos moléculas anfipátias, ou seja, possuem parte da molécula que é hidrofílica e a outra parte que é hidrofóbica, dando a caracteristica de permeabilidade seletiva a membrana plasmática.
A respeito das características hidrofílicas e hidrofóbicas, marque a alternativa que contenha um molecula que permeia livremente a membrana plasmática.
A) Actina.
B) Dopamina.
C) Testosterona.
D) Insulina.
E) Sódio.
Respostas
Resposta:
Íons como o sódio, cloro, potássio e cálcio conseguem atravessar a membrana através de canais iônicos enquanto que moléculas maiores como a glicose e pequenas proteínas passam e um lado ao outro da membrana através de proteínas chamadas de proteínas carreadoras.
Explicação:
acho que achei
Resposta:E sódio
Explicação:Podemos prever também a interação da água com compostos inorgânicos. Vamos imaginar a adição do sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) a um copo contendo água. O mosaico cristalino do cloreto de sódio é rompido à medida que a água se aproxima dos íons Na+ e Cl-. As cargas iônicas do sódio e do cloreto são parcialmente neutralizadas, isso porque a água forma uma camada ao redor desses íons, conhecida como camada de solvatação.