Respostas
Resposta:
Glicogênio: O glicogênio atua como uma fonte de energia, pelo fornecimento de glicose para o corpo, sendo encontrado principalmente nas células hepáticas e musculares.
Nas células hepáticas, o glicogênio é responsável por normalizar os níveis de açúcar no sangue. A diminuição de glicose na corrente sanguínea faz com que o glicogênio seja decomposto e se converta em glicose. Da mesma forma, quando os níveis estão altos, a glicose é armazenada na forma de glicogênio.
Já nas células musculares, o glicogênio é responsável por fornecer energia durante a realização do trabalho muscular. A glicose é liberada na corrente sanguínea como resposta à realização de exercícios físicos ou em situação de estresse.
A reserva energética de glicogênio no útero é também responsável por fornecer a energia necessária ao desenvolvimento do embrião durante a gravidez. Além dos exemplos citados, o glicogênio é armazenado, em menor quantidade, em outros locais do corpo, como nos astrócitos do cérebro.
Celulose: A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas.
Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Ela também pode sofrer outros tipos de modificações e servir para a elaboração de plásticos.
Glicolipídios: Os glicolipídios são os lipídios ligados a carboidratos que fornecem energia e também servem como marcadores para o reconhecimento celular
Explicação: