• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: kethelynlorrayne45
  • Perguntado 3 anos atrás

As metas para as indústrias de base referiam-se ao desenvolvimento do aço, do alumínio, do cimento, da celulose, da indústria automotiva, da maquinaria pesada e dos produtos químicos. Essas eram consideradas indústrias de “pontos de desenvolvimento” que imporiam o ritmo à rápida industrialização futura. A construção da nova capital, Brasília, no interior, era um projeto especial do programa de Kubitschek, e como ele não contribuiu de imediato para o aumento da capacidade produtiva da economia, seus méritos geraram muita controvérsia, considerando-se os recursos limitados disponíveis para os outros programas. Muitos argumentariam, mais tarde, que os benefícios de longo prazo compensaram os custos iniciais da capital, visto que sua construção conduziu à criação de vastas e novas áreas agrícolas que contribuíram para a capacidade cambial do país na década de 1970.



BAER, W. A Economia Brasileira. São Paulo: Nobel, 1996 (adaptado).



Com base no texto acima e seu conhecimento sobre o Governo de Juscelino Kubistchek analise as afirmações a seguir.



I. A industrialização nesse período, consolida-se com a construção da capital Brasília.

II. A industrialização no Brasil jamais alcançou a média dos outros setores da economia.

III. O nacionalismo de Getúlio foi substituído pelo desenvolvimentismo de JK, porém mantendo a política de industrialização.

IV. O principal objetivo do plano de metas era estabelecer as bases de uma economia industrial madura no país, introduzindo de ímpeto o setor produtor de bens de consumo duráveis.



É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: ambrosioparente
1
Pergunta.
Eu estou precisando dessa resposta pra hoje vcs pode me ajudar.,? O assunto da matéria e economia e sociedade
Gestor de Agrongocios Obrigado !


jeolmir: eu coloquei todas alternativas!
Perguntas similares