• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Ped2015
  • Perguntado 3 anos atrás

Na atualidade há o aumento progressivo de queixas relacionadas sobre alterações de atenção concentrada em crianças por parte da comunidade escolar. Neste sentido, cientistas tem se debruçado sobre o tema realizando pesquisas buscando entender o que tem motivado esse quadro. Segue um viés a ser analisado.

As crianças compõem um dos maiores grupos de consumidores de tecnologia. Um estudo recente do Massachusetts Aggression Reduction Center descobriu que, na quinta série, 40% das crianças têm telefones celulares. Os pais relataram que a finalidade de um telefone nessa idade é por motivos de segurança ou para manter contato com a família, mas muitos pais dão aos filhos um telefone para manter contato com amigos da escola.

O recente surgimento de brinquedos eletrônicos e tablets para crianças oferece novas oportunidades de aprendizagem, mas também pode ter consequências inesperadas no desenvolvimento motor, atividade, atenção e sono. Algumas dessas implicações para a saúde podem não se manifestar até o final da adolescência ou na idade adulta. De fato, vários estudos identificaram repercussões na saúde associadas ao aumento do uso de tecnologia em adolescentes em idade universitária, incluindo diminuição da qualidade do sono, aumento da desatenção e aumento do índice de massa corporal (IMC). (FULLER, C., et al. (2017).
Excerto disponível em: .

Considerando o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - O cansaço, o estresse e a falta de uma boa noite de sono interfere na qualidade da atenção, consequentemente na aprendizagem.
PORQUE
II - O sono apresenta diferentes níveis durante a noite e caso o indivíduo não alcance os níveis de sono profundo, o organismo não se recupera do cansaço e do estresse do cotidiano. Assim, não consegue manter níveis de atenção em concentração pertinentes a uma boa aprendizagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Ped2015: I e II corretas, e a II é justificativa da I.

Respostas

respondido por: Leticia140778
3

Em relação a aprendizagem e a rotina de sono das crianças as duas alternativas são verdadeiras e a segunda é um complemento da primeira, sendo o sono fundamental para que o cérebro possa descansar e também se desenvolver nesse período.

A importância do sono na infância

É durante o período de sono que os hormônios são liberados e que o desenvolvimento cognitivo se fortalece. Pesquisas recentes tem apresentado a análise das crianças que dormem mal e já foi constatado que grande parte dos problemas de aprendizagem está atrelado a falta de um sono qualitativo.

Para o sono ser de qualidade é necessário que as crianças possuam uma rotina, pois somente assim as etapas do sono serão respeitadas. Além disso, torna-se neessário limitar a tecnologia, apesar dela ser parte da vida diária, o excesso é prejudicial a rotina do sono.

Quais são as etapas do sono?

O período de sono possui quatro etapas que englobam:

  • Estágio 1: compreende ao período em que ocorre a transição do momento que está acordado até o momento que o sono chega;
  • Estágio 2: compreende a um período de sono leve, em que o corpo está se desligando do cérebro;
  • Estágio 3: é o momento em que o sono se torna mais profundo;
  • Estágio 4: é nesse período que os hormônios são liberados e que as células são fortalecidas e reuperadas.

Após o último estágio ocorre uma aceleração do movimento cerebral, sendo nesse período que os sonhos podem ocorrer.

O sono e a restauração das células cognitivas são fundamentais para que aprendizagem possa acontecer. Desse modo é preciso que uma rotina seja implementada na vida das crianças, sendo esse mundo de hoje cheio de movimentações e grande número de sensações.

Saiba mais sobre a aprendizagem e a importância do sono em:

https://brainly.com.br/tarefa/42734455

https://brainly.com.br/tarefa/40429092

Anexos:
Perguntas similares