Compare os textos a seguir com o do padre Antônio Vieira, eles apresentar perspectivas semelhantes sobre os indígenas ou contra- põem-se? Explique.
"Esse problema da escravidão aqui no Brasil foi porque o indio não gosta de trabalhar, até hoje. O indio preferia morrer do que cavar mina, do que plantar para os portugueses. O indio preferia morrer. Foi por causa disso que eles foram buscar pessoas nas tribos na Africa, para vir para substituir a mão de obra do indio. Isso tem que ficar claro, oral"
"Os índios não consagravam efetivamente senão pouco tempo aquilo a que se chama tra- balho. E não morriam de fome, no entanto. As crônicas da época são unânimes em descrever a bela aparência dos adultos, a boa saúde das numerosas crianças, a abundancia e a variedade dos recursos alimentares. Por conseguinte, a economia de subsistência que era a das tribos indias não implicava de modo algum a procura angustiada, o tempo inteiro, de alimento. Por tanto, uma economia de subsistência é compa- tível com uma considerável limitação do tempo consagrado às atividades produtivas."
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
respondido por:
0
Os textos se contrapõem. O primeiro apresenta uma visão sem fundamentos sobre a cultura indígena, caracterizando o índio como um ser primitivo que não gostava de trabalhar.
O segundo texto constrói uma linha de pensamento que coloca o índio enquanto um ser dotado de cultura, que enxerga e tem sua vida baseado na forma como sua subsistência permite.
Como notamos a cultura indígena?
A parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
Mais sobre a cultura indígena:
https://brainly.com.br/tarefa/23391469
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás