PERGUNTA 1
1. "Iemanjá é, por definição, a mãe, a
senhora das origens.
... Reina sobre 'todas as águas do
mundo' doces e salgadas.
... deusa das águas primevas que são
(...) 'fons et origo, matrizes de todas as
possibilidades da existência'."
És a pura indagação de meus seios. Ainda que
o céu se quebre não te condenarei. As águas,
minhas filhas, abrem sete canoas, mas por elas
não te perderás. Meu ventre respira a sabedoria
dos peixes, este amor de algas nos olhos.
Suplico-te não mais que a humildade das flores
entregues à chuva.
(“Amor”, Edimilson de Almeida)
A partir de interpretação do poema acima, pode-se afirmar que a poesia de Edimilson de Almeida pode, entre outras coisas, ser caracterizada por:
Encontro na memória dos antepassados de lugares de identidade subjetiva.
Busca na religiosidade afro-brasileira por uma negritude afetiva e ancestral, com sentido místico.
Abordagem social e combativa da condição do sujeito negro em sociedade.
Busca de uma poética estritamente formal, voltada a jogos de linguagem.
Denúncia da carga de opressão exercida pelos brancos.
PERGUNTA 2
1. “E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua cama de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.”
(O cortiço, Aluísio Azevedo)
“Naquela tarde Ponciá Vicêncio olhava o arco-íris e sentia um certo temor. Fazia tanto tempo que ela não via a cobra celeste. Na cidade, depois de tantos anos fora da terra, até se esquecia de contemplar o céu. Entretanto, desde cedo, ao acordar com a costumeira angústia no peito, sem querer olhou o céu, como se pedisse a Deus em socorro.”
(Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo)
As abordagens das personagens negras Rita Baiana e Ponciá Vicêncio, nos trechos citados, evidenciam como:
o humor pode ser uma diferente estratégia para contar a história de mulheres negras, tornando as narrativas mais leves, de fácil leitura, mas sem perder a perspectiva irônica e o tom crítico.
nas narrativas em que os negros ocupam posição central, pode-se encontrar, ainda hoje, a reprodução acrítica de representações sociais estereotipadas sobre os negros, que, de algum modo, reforça e legitima o preconceito racial.
existe profundidade humana na abordagem com que escritor e escritora, respectivamente, branco e negra, representam os questionamentos, dúvidas e a existência de suas personagens.
uma literatura de autoria negra pode revelar identidades distintas dos estereótipos de personagens escravizados, sexualizados ou maternais, aprofundando suas angústias existenciais e desenvolvendo subjetividades complexas.
não existe em nenhuma delas a elaboração efetiva de personagens negras, uma vez que na primeira há apenas o aproveitamento de clichês e na segunda a tentativa de desmonte deles.
PERGUNTA 3
1. Analise as afirmativas abaixo acerca das mudanças ocorridas na produção de literatura brasileira contemporânea:
I. Surgem outros formatos de escrita, como os blogs e as redes sociais, novos autores e leitores.
II. Os meios digitais ampliaram as possibilidades e democratizaram as publicações, abolindo os livros impressos em troca das possibilidades inovadoras trazidas pelos novos suportes.
III. A era da multiplicidade revela a quebra de fronteiras, a mistura de estilos, a grande preocupação com o presente, leitores mais ativos e a rapidez na sucessão dos modismos, em meio a um consumo desenfreado.
IV. A literatura aparece como representação dos interesses e se preocupa com os problemas ligados ao acesso à voz e à representação de grupos sociais marginalizados.
V. Os estudos e a produção literária se tornam mais conscientes do lugar de fala: “quem fala e em nome de quem”, o que limita as possibilidades de expressão dos escritores.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III.
Todas as alternativas.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I, III, IV e V.
Respostas
Resposta:
1) Busca na religiosidade afro-brasileira por uma negritude afetiva e ancestral, com sentido místico.
3) Corretas:
I. Surgem outros formatos de escrita, como os blogs e as redes sociais, novos autores e leitores.
II. A era da multiplicidade revela a quebra de fronteiras, a mistura de estilos, a grande preocupação com o presente, leitores mais ativos e a rapidez na sucessão dos modismos, em meio a um consumo desenfreado.
III. A literatura aparece como representação dos interesses e se preocupa com os problemas ligados ao acesso à voz e à representação de grupos sociais marginalizados.
2)
ERRADA existe profundidade humana na abordagem com que escritor e escritora, respectivamente, branco e negra, representam os questionamentos, dúvidas e a existência de suas personagens.
ERRADA não existe em nenhuma delas a elaboração efetiva de personagens negras, uma vez que na primeira há apenas o aproveitamento de clichês e na segunda a tentativa de desmonte deles.
Explicação:
não existe em nenhuma delas a elaboração efetiva de personagens negras, uma vez que na primeira há apenas o aproveitamento de clichês e na segunda a tentativa de desmonte deles.
Resposta:
1 - Busca na religiosidade afro-brasileira por uma negritude afetiva e ancestral, com sentido místico.
2 - uma literatura de autoria negra pode revelar identidades distintas dos estereótipos de personagens escravizados, sexualizados ou maternais, aprofundando suas angústias existenciais e desenvolvendo subjetividades complexas.
3 - I, III e IV.
Explicação:
I. Surgem outros formatos de escrita, como os blogs e as redes sociais, novos autores e leitores. (correto)
II. Os meios digitais ampliaram as possibilidades e democratizaram as publicações, abolindo os livros impressos em troca das possibilidades inovadoras trazidas pelos novos suportes. (incorreto)
III. A era da multiplicidade revela a quebra de fronteiras, a mistura de estilos, a grande preocupação com o presente, leitores mais ativos e a rapidez na sucessão dos modismos, em meio a um consumo desenfreado. (correto)
IV. A literatura aparece como representação dos interesses e se preocupa com os problemas ligados ao acesso à voz e à representação de grupos sociais marginalizados. (correto)
V. Os estudos e a produção literária se tornam mais conscientes do lugar de fala: “quem fala e em nome de quem”, o que limita as possibilidades de expressão dos escritores. (incorreto)