Por que os quimicos adotaram a grandeza quantidade de materia para contar as entidades quimicas, em vez de simplesmente contá-las numericamente?
Respostas
Resposta:
A proposta da medida por unidade de matéria estabeleceu maior praticidade para a contagem de unidades elementares, pois tendo em vista que se tratam de unidades microscópicas, seria tecnicamente impossível e inviável a sua contagem numericamente falando, unidade por unidade.
Explicação:
A quantidade de matéria constitui uma quantificação empregada para expressar massa, número de átomos, moléculas ou até mesmo volume, tendo em vista matérias de proporções microscópicas. Sua unidade de medida utilizada para tal recebe o nome de MOL, proveniente do latim mole (quantidade), a qual exprime o número de entidades elementares contidas em um único mol de determinada substância.
Um mol corresponde à quantidade de matéria de um sistema que contém unidades elementares equivalentes à quantidade átomos contidos em 0,012 Kg de carbono 12, de maneira que essas unidades elementares podem ser moléculas, elétrons ou mesmo átomos.
A partir de tal premissa, o físico italiano Amedeo Avogadro elaborou um valor conhecido como constante de Avogadro, a qual exprime o número de entidades elementares contidas em um único mol de determinada substância.