A gustação tem algumas semelhanças com o sentido do olfato pois ambos são considerados sentidos químicos tendo em vista que os seus respectivos receptores (quimiorreceptores) são estimulados por substâncias químicas e ambos estão intensamente ligados às emoções e a memória. A memória olfatória é possível em função das vias aferentes da gustação encaminharem informações para: Sistema límbico. Amigdala. Hipocampo. Córtex somatossensorial.
Respostas
Resposta:Sistema límbico
Explicação:
O córtex olfativo está integrado ao sistema límbico, chamado de cérebro emocional. Nesse sistema, ficam registradas nossas memórias emotivas — e é por isso que aromas, emoções e memórias se relacionam entre si.
A memória olfativa é aquela que um a partir de um odor, é resgatado momentos afetivos ou sentimentos característicos que remetem a esse cheiro, essa característica é fornecida graças ao sistema límbico.
Memória olfativa e suas características
A memória olfativa acontece quando um estímulo externo é ativado, como por exemplo, o caso do aroma de uma pizza que lembre uma festa, nesse sentido, o cérebro manda informações para o sistema límbico e é remetida essa memória.
Sendo assim, o sistema límbico é uma estrutura no cérebro responsável pelo controle do comportamento emocional, dessa forma, existe uma relação entre o sistema límbico e o olfato.
Leia mais sobre memória olfatória: https://brainly.com.br/tarefa/19343306
#SPJ2