• Matéria: Psicologia
  • Autor: jessicaalvespolan910
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 9
O trabalho com populações vulneráveis é um dos principais objetivos e desafios das políticas públicas de assistência social. Historicamente marcada pelo paradigma da carência, um jeito de nomear a população em situação de miséria ou pobreza, a vulnerabilidade veio sendo caracterizada tradicionalmente através da falta de recursos econômicos. O debate sobre as condições e expressões da vulnerabilidade, no entanto, buscam outros fatores para caracterizá-las e atuar sobre elas. Neste sentido, na perspectiva da Psicologia Comunitária, é correto dizer que:
a. cabe ao trabalhador social definir com precisão e isenção as condições econômicas que estabelecem a vulnerabilidade das populações pobres ou miseráveis.
b. a vulnerabilidade deve ser entendida para além da questão socioeconômica, como condição que expressa a quebra de vínculos, assim como a falta de acesso ao trabalho e ao lazer.
c. é tarefa dos trabalhadores da assistência social construir explicações e procedimentos que garantam a saída definitiva da condição de vulnerabilidade.
d. ligada a fatores contextuais, a vulnerabilidade deve ser distinguida dos processos que estão associados à exclusão social.
e. a exposição à violência caracteriza boa parte da população brasileira pobre, mas não pode ser associada à condição de vulnerabilidade.

Respostas

respondido por: ferclemente87
2

Resposta:

B - a vulnerabilidade deve ser entendida para além da questão socioeconômica, como condição que expressa a quebra de vínculos, assim como a falta de acesso ao trabalho e ao lazer.

Explicação:

Confirmado pela UNIP

Perguntas similares