Especialmente nas três últimas décadas, os estudos de gênero passaram a se preocupar com várias questões relativas ao universo das relações sociais. Observar a realidade a partir da análise de gênero possibilitou novas interpretações sobre o comportamento humano e a observação das desigualdades de gênero. Assinale a alternativa CORRETA que descreve o estudo de papéis femininos ou feminilidades:
A
Muitos estudos reconhecem que há uma visão tradicional de família que não reconhece a existência de núcleos familiares chefiados somente por mulheres ou a constituição de famílias compostas por "agrupamento". De igual forma, são abordadas aqui as questões relativas aos papéis tradicionais desempenhados por homens e mulheres dentro das estruturas familiares.
B
Os estudos apontam que a violência de gênero é demonstrada no exercício de poder dos homens (na forma de espancamentos, insultos, ameaças, estupros, assédio, assassinatos e outros) sobre as mulheres e demais pessoas consideradas "inferiores", homossexuais, crianças, idosos etc. Esses estudos demonstram uma série de situações em que as mulheres têm sido historicamente violentadas em seus direitos, tanto no aspecto físico, quanto psicológico.
C
Os estudos sobre masculinidade tratam da construção da identidade masculina e das diferentes masculinidades. Além disso, tratam do discurso sobre o masculino, a idealização dele e os padrões de masculinidade. O que a sociedade espera do papel desempenhado pelos homens é que sejam provedores, fortes e viris. Outras expressões de masculinidade também são consideradas desviantes.
D
De acordo com os estudos, os modelos de feminino em nossa sociedade são criados a partir de símbolos antagônicos: Eva e Maria, bruxa e fada, mãe e madrasta. Sendo que essas definições propõem o que é bom para as mulheres e as culpam quando não correspondem a este padrão. A sociedade espera que as mulheres cuidem da casa, dos filhos e do marido, que sejam as guardiãs da moral da família, que sejam meigas, atenciosas, maternais e frágeis. Outras expressões de feminino são marginalizadas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
LETRA D: De acordo com os estudos, os modelos de feminino em nossa sociedade são criados a partir de símbolos antagônicos: Eva e Maria, bruxa e fada, mãe e madrasta. Sendo que essas definições propõem o que é bom para as mulheres e as culpam quando não correspondem a este padrão. A sociedade espera que as mulheres cuidem da casa, dos filhos e do marido, que sejam as guardiãs da moral da família, que sejam meigas, atenciosas, maternais e frágeis. Outras expressões de feminino são marginalizadas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás