1- A sociologia é uma ciência social que surge em consequência das ideias:
a) ( ) Revolucionárias
b) ( ) Iluministas
c) ( ) Da igreja
d) ( ) Das industrias
Respostas
Resposta:
B) Iluministas
Explicação:
O Iluminismo foi um movimento cultural europeu de intensa transformação da sociedade, entre os séculos XVII e XVIII. Para promover mudanças políticas e sociais, os iluministas (adeptos do movimento), enalteciam a ciência, a razão e o conhecimento.
O conjunto de ideias iluministas era um total ataque ao antigo regime da Europa, pois pregavam a superioridade da razão e a liberdade individual e econômica. Mais tarde, influenciados pelo Iluminismo, os revolucionários da Revolução Francesa derrubam o Antigo Regime e estabelecem um novo sistema, estabelecendo o início da Idade Moderna.
Ao passar do tempo, a humanidade sofre ainda mais importantes mudanças, como a Revolução Industrial, por exemplo, que apesar de ter sido um pontapé essencial para o avanço social, trouxe consequências à população (desigualdade social, desemprego, inchaço urbano, etc.). Augusto Comte, filósofo europeu considerado o "pai da sociologia", passa a observar o grupo social pós-revolução. Esse estudo minucioso de Comte torna-se, depois, a ciência social.