1)
Leia o texto a seguir para responder a questão:
"Quando digo capacidade inata, falo do potencial que nos é próprio. Daí a afirmação de que nós todos somos criativos, o que só pode ser contestado em termos de grau. Também é possível chegar a essa convicção pelo fato aceito de que “todas as crianças são criativas”, e que seu potencial inato vai depois sendo bloqueado no processo de socialização. É verdade que há diferenças: assim como nascem pessoas mais altas e mais baixas, também há gente com maior ou menor capacidade criativa. A capacidade de cada um é utilizada e desenvolvida em função do meio, de seus estímulos, das limitações que apresenta e dos bloqueios que impõe. Há muitas limitações, às vezes enormes. Por isso, costumo defender, para os que estão entrando no assunto, que, seja qual for o potencial de cada pessoa, o simples rompimento dos bloqueios ou a prática pela tentativa, que tende a desenvolver a capacidade, já serão suficientes para que o comportamento criativo se destaque da média."
A partir do texto, é possível afirmar que:
I. A criatividade é um dom que nasce com algumas pessoas.
II. A criatividade é uma inspiração divina, muito próxima dos limites da razão. Por isso, muitos artistas e inventores foram considerados “loucos”.
III. O desenvolvimento da criatividade dos sujeitos tem a ver com seu potencial individual e as condições ambientais.
Assinale a alternativa correta quanto às afirmações:
Selecione uma alternativa:
a)
É correto o que se afirma em I.
b) É correto o que se afirma em I e II.
c) É correto o que ser afirma em I e III.
d) É correto o que se afirma em III.
e) É correto o que se afirma em II.
Respostas
Resposta:
d) É correto o que se afirma em III.
III. O desenvolvimento da criatividade dos sujeitos tem a ver com seu potencial individual e as condições ambientais.
Explicação:
O dicionário on-line Michaelis propõe três definições de criatividade. Para facilitar nosso aprendizado, vamos desconsiderar a terceira definição porque ela é específica da área de linguística. A primeira é “qualidade ou estado de ser criativo”. A segunda definição diz que é a “capacidade de criar ou inventar; engenho, engenhosidade, inventiva”.
Resumindo: somos muito mais criativos do que imaginamos. E podemos ser mais ainda, porque se a criatividade é um estado ou uma qualidade, quer dizer que podemos ser estimulados para alcançar esse estado, assim como podemos adquirir e exercitar essa qualidade.
Saindo do dicionário, Barreto (2014) afirma que os problemas são a matéria-prima da criatividade. Pirolo (2016, p. 7) propõe que a criatividade “é uma técnica de resolver problemas e pode ser aplicada em todas as atividades humanas”. Diariamente, temos que lidar com diversos problemas, desde os mais simples até os mais complexos.
É incorreto afirmar que a criatividade é uma habilidade que já nasce com o ser humano (letra D).
Letra D: É correto o que se afirma em III.
A importância da criatividade no ambiente de trabalho
Entenda que, na realidade, a criatividade do indivíduo pode ser desenvolvida com a aplicação de estímulos específicos. Desse modo, é correto afirmar que a Cultura Organizacional pode servir como um estímulo para a criatividade no ambiente de trabalho.
Nessa dimensão da realidade, a criatividade é importante para a resolução de problemas que ocorrem sistematicamente dentro do ambiente organizacional.
Aprenda mais sobre o tema criatividade em:
https://brainly.com.br/tarefa/38127419
Seja a mudança que você quer ver no mundo. S2 :)
#SPJ2