Respostas
Resposta:
foi um ato do Parlamento da Inglaterra ao rei Henrique VIII que declara que ele é "o único chefe supremo na Terra da Igreja na Inglaterra" e que a Coroa inglesa goza "todas as honras, dignidades, proeminências, jurisdições, privilégios, autoridades, imunidades.
A principal decisão aprovada com o Ato de Supremacia da Inglaterra culminou na substituição do catolicismo pelo anglicanismo, tornando o rei Henrique VIII chefe supremo dos anglicanos, permitindo-lhe abolir os poderes do papa no território britânico.
O Ato de Supremacia
Existem dois Atos de Supremacia da Inglaterra, o primeiro data de 1534 e o segundo de 1559, ambos com as mesmas características e objetivos.
Consistiram em leis aprovadas no âmbito do parlamento inglês pelos reis Henrique VIII (primeiro ato) e Isabel I (segundo ato). Os dois atos representam uma reforma da Igreja na Inglaterra, transferindo o controle e poder religioso da Igreja Católica em Roma para o monarca inglês.
O Ato de 1534 tornou Henrique VIII o “Chefe Supremo da Igreja”, dando norte à formação da Igreja Anglicana, que vigora até os dias atuais como instituição religiosa na Inglaterra. A “supremacia real” criada pelo ato significa que as leis civis do país estão acima das leis da Igreja na Inglaterra.
Veja mais sobre Ato de Supremacia:
brainly.com.br/tarefa/15869045
#SPJ2