Com relação ao ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, em cada volta do ciclo são produzidas:
Respostas
No ciclo de Krebs, ocorre a oxidação de fontes energéticas, como carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, e são produtos dessa etapa o CO2 e elétrons altamente energéticos, armazenados em moléculas carreadoras de energia.
Etapas do ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs inicia-se com a entrada do acetil-CoA produzido anteriormente. O grupo acetil da acetil-CoA reage com o oxaloacetato, um ácido constituído por quatro carbonos, formando o citrato (forma oxidada do ácido cítrico), que é constituído por seis carbonos. A coenzima-A é, então, liberada para se ligar a um novo grupo acetil. A seguir ocorrem reações que causam a degradação do citrato gradualmente. Nesse processo, ocorrem a remoção e a oxidação de dois de seus átomos de carbono, formando CO2. O oxaloacetato é regenerado e pode reagir com outro acetil-CoA, iniciando novamente o ciclo. É importante destacar que cada etapa do ciclo de Krebs é catalizada por uma enzima específica.
À medida que ocorre a oxidação do citrato, energia é liberada e utilizada na produção de moléculas carreadoras de energia. Em cada ciclo, para cada grupo acetil, uma molécula de ADP é convertida em ATP; 3 NAD+ são reduzidas a NADH; a FAD recebe dois elétrons e dois prótons, formando FADH2.
Algumas células animais podem formar também GTP (trifosfato de guanosina). Essa molécula assemelha-se ao ATP, podendo ser utilizada para a produção de ATP ou diretamente pela célula. Considerando que cada molécula de glicose produz dois acetil-CoA, ao final do ciclo de Krebs, terão sido produzidos 6 NADH, 2 FADH2 e 2 ATP.
Equação geral do ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs pode ser descrito por meio da seguinte equação geral:
Oxaloacetato + acetil-CoA + 3 H2O + ADP + Pi + 3 NAD+ + FAD → Oxaloacetato + 2CO2 + CoA+ ATP + 3NADH + 3H+ + FADH2
Produtos do ciclo do ácido cítrico
dois carbonos entram pela acetil CoAstart text, C, o, A, end text, e duas moléculas de dióxido de carbono são liberadas; três moléculas de NADHstart text, N, A, D, H, end text e uma molécula de FADH2start text, F, A, D, H, end text, start subscript, 2, end subscript são geradas; e.
Qual é o produto final do ciclo de Krebs?
A função do ciclo de Krebs é promover a degradação de produtos finais do metabolismo dos carboidratos, lipídios e de diversos aminoácidos. Essas substâncias são convertidas em acetil-CoA, com a liberação de CO2 e H2O e síntese de ATP. Assim, realiza a produção de energia para a célula.
Resposta:
duas moléculas de CO2, três moléculas de NADH, uma molécula de GTP e uma molécula de FADH2.
Explicação:
Em cada volta do ciclo são produzidas duas moléculas de CO2, três moléculas de NADH, uma molécula de GTP e uma molécula de FADH2.