cuitelinho: espécie de beija-flor 2. Leia e, se possível, ouça a letra da música "Cuitelinho", que revela o modo de falar tipico do Pantanal de Mato Grosso do Sul: Cuitelinho Cheguei na beira do porto Onde as ondas se espáia As garça dá meia volta Esenta na beira da praia E o cuitelinho não gosta Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai Ai quando eu vim da minha terra Despedi da parentaia Eu entrei no Mato Grosso Dei em terras paraguaia Lá tinha revolução Enfrentei forte bataia, ai, ai, ai A tua saudade corta Como aço de navaia O coração fica aflito Bate uma, a outra faia Os zóio se enche dágua Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai Castiga de tradicio padar. "Cuitelinho". Disponivel em: www.itis.s.be/pena-branche-xwantinho/48101/>. Acesso em: 19 jan. 2019. a. Cite três elementos dessa letra para comprovar que a linguagem está em desacordo com a norma padrão b. Você considera que essa letra deve ser corrigida e que quem a compôs fala errado? Justifique
Respostas
a. Elementos da letra que comprovam uso de linguagem informal:
"espáia", "As garça dá", "parentaia", "bataia", "navaia", "faia", "Os zóio se enche", "atrapaia".
b. Resposta pessoal.
> É importante notar que, mesmo estando em desacordo com a norma padrão, essa variedade linguística não é considerada um erro, pois é apenas uma forma diferente de usar a língua. Além disso, evidencia o modo de falar típico dos moradores que ocupam o sertão do país. Assim, não necessário corrigir o texto.
Variedades linguísticas
Não há um único jeito "certo" de falar e escrever a língua. O que existem são variedades linguísticas e todas podem ser válidas, considerando o falante e o contexto em que elas ocorrem.
Mais sobre variedades linguísticas em:
https://brainly.com.br/tarefa/20897720
#SPJ1