Como o desenvolvimento das tecnologias vistas no trabalho impactaram na organização do atual pensamento computacional
Respostas
Resposta:
Em 2010, a empresa Fast-Future, a pedido do governo britânico, foi responsável por um dos mais completos levantamentos sobre tendências do mercado mundial de trabalho já feitos. Ouviu 486 especialistas em 58 países e, além de constatar mudanças em profissões existentes, apontou para o surgimento de 110 carreiras inteiramente novas até 2050.
A pesquisa partiu da razoável premissa de que quatro mudanças continuariam a se intensificar nas décadas seguintes: a proliferação tecnológica; o aumento da população mundial; o envelhecimento demográfico; e o aumento com as preocupações ambientais.
Seria uma mera especulação? Em 2020, já é possível avaliar… afinal, parte daquele futuro projetado por Talwar já chegou. Após uma década, constatamos: a tecnologia continuou a proliferar; a população mundial aumentou; o envelhecimento demográfico continuou a se acentuar; bem como as preocupações ambientais.
Investindo em conversas com colegas de outras profissões confirmaremos também, sem grande dificuldade que cada uma dessas grandes mudanças já está impactando o mercado de trabalho.
Embora, para muitos, o futuro chegue despercebido e diferente do que gostariam, para educadores ele precisa ser antecipado: se pretendemos preparar a atual geração, essa é a hora de agir.
Neste artigo, daremos nossa contribuição propondo uma ação concreta e imediatamente viável para fazer frente a uma das mudanças de maior impacto no mercado de trabalho, que a Fast-Future chamou de proliferação tecnológica.
Explicação: