Imagine que você é assistente social de uma ONG, que atua junto à população LGBT. Você é o primeiro profissional, de Serviço Social, contratado para trabalhar nessa ONG e lhe foi solicitado o planejamento do trabalho. Atualmente, 50 pessoas integram a ONG e o trabalho desenvolvido ainda está sendo estruturado. Elabore uma proposta de atuação do Serviço Social na Organização, com vistas a assegurar os direitos da população atendida.
Respostas
Resposta:
No atendimento direto ao público atendido, podem ser propostas ações educativas como, por exemplo, palestras e debates para discutir aspectos ligados a direitos, cultura e demais temas importantes para a comunidade LGBT. Podem ser planejadas ações ligadas ao esporte, a feiras culturais e outras propostas, para divulgar e favorecer a eliminação do preconceito. É importante trabalhar a questão do empoderamento da comunidade LGBT, a fim de que possam também engajar-se na luta pelos direitos.
Podem ser previstas ações para alocação de recursos, bem como atendimentos individuais para integrantes da ONG e seus familiares, caso se mostre necessário; além disso, orientações, encaminhamentos e acompanhamento dos casos necessários. Tudo isso, tendo em vista assegurar os direitos, na perspectiva da totalidade, resguardando os princípios éticos da profissão.