Os princípios que orientam a PNAISC afirmam a garantia do direito à vida e à saúde, o acesso universal de todas as crianças à saúde, a equidade, a integralidade do cuidado, a humanização da atenção e a gestão participativa. Com relação as Políticas Públicas relacionadas a saúde das crianças e dos adolescentes
A) Por meio da Portaria nº 1.030, de 05/08/2015 nasce então o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
B) O ambiente facilitador à vida compreende o princípio que busca qualificar as práticas do cuidado, mediante soluções concretas para os problemas reais vividos no processo de produção de saúde, de forma criativa e inclusiva, com acolhimento, gestão participativa, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência, estabelecimento de vínculos solidários entre humanos.
C) A mortalidade de crianças por causas externas (acidentes e violências) vem se destacando desde 2008 e configura-se como a primeira causa de morte de crianças entre 1 e 9 anos de idade, sendo os acidentes de transporte terrestre, o afogamento e a submersão acidental as principais causas de morte.
D) A PNAISC tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados, do nascer aos nove anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.
E) Em 1979 o Ministério da Saúde criou o Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), com ações ao público alvo com idade entre 08 e 19 anos.
Respostas
Resposta:
C) A mortalidade de crianças por causas externas (acidentes e violências) vem se destacando desde 2008 e configura-se como a primeira causa de morte de crianças entre 1 e 9 anos de idade, sendo os acidentes de transporte terrestre, o afogamento e a submersão acidental as principais causas de morte.
Explicação: Correções
A) INCORRETA - Por meio da Portaria nº 1.130, de 05/08/2015 nasce então o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
B) INCORRETA - O ambiente facilitador à vida é o princípio que se refere ao estabelecimento e à qualidade do vínculo entre criança e sua mãe/família/cuidadores e também destes com os profissionais que atuam em diferentes espaços que a criança percorre em seus territórios vivenciais para a conquista do desenvolvimento integral (PENELLO, 2013). Esse ambiente se constitui a partir da compreensão da relação entre indivíduo e sociedade, interagindo por um desenvolvimento permeado pelo cuidado essencial, abrangendo toda a comunidade em que vive.
D) INCORRETA - A PNAISC tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados, da gestação aos nove anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.
E) INCORRETA - Em 1989 o Ministério da Saúde criou o Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), com ações ao público alvo com idade entre 10 e 19 anos.
wa.me/+5588992941756?text=oiiiiiiiiiii