A partir do fim da ditadura militar, teóricos começaram a repensar algumas questões relacionadas ao ensino de Literatura e ao trabalho com o texto literário em sala de aula. Eles perceberam alguns problemas no ensino de Literatura nas escolas brasileiras até os anos 1970. Que problema era esse?
Respostas
Resposta:
A.
O texto literário costumava ser um simples pretexto para os estudos de pontos gramaticais, visto que não se considerava importante estudar o texto em sua relação com um contexto, ou mesmo ler um texto integralmente, mas apenas trechos úteis para fazer uma análise linguística.
Explicação:
A Literatura, apesar de sempre ter sido uma disciplina obrigatória, foi, muitas vezes, utilizada como pretexto para o estudo da gramática, dos períodos literários e para o preenchimento de questões que limitavam a fruição e a interpretação dos alunos. Era usual encontrar em textos didáticos fragmentos de textos literários. Dessa forma, os alunos nunca tinham a oportunidade de ler textos na íntegra. Outra prática, as fichas de leitura, apenas verificavam se o aluno havia realizado ou não a leitura, sem se preocupar em desenvolver um trabalho de interpretação crítica mais aprofundado.