ANALISE OS ITENS A PARTIR DA ESTRUTURAÇÃO DE COERÊNCIA DO TEXTO ABAIXO. OS VOOS DA IMAGINAÇÃO A capacidade de imaginar é uma das características mais marcantes da inteligência humana. Utilizando essa capacidade, o homem consegue entender o mundo ao seu redor e, a partir dessa compreensão, consegue, por exemplo, superar limitações físicas e vencer as distâncias. Um dos sonhos mais antigos do homem é alcançar os céus. Em praticamente todas as culturas, em todas as épocas, o céu era considerado um lugar especial, reservado apenas a heróis e deuses. Muitos povos imaginavam que as posições das estrelas representavam seus mitos e lendas e imortalizavam seus deuses, heróis, crenças, esperanças e, em alguns casos, temores. Tais configurações são conhecidas como constelações. Foi por meio da imaginação que muitos tentaram atingir os céus. Em particular, o mito do voo de Ícaro nos mostra que esse desejo vem de épocas remotas. Segundo a mitologia, Dédalo, o pai de Ícaro, construiu asas com penas de pássaros coladas com cera, para que ambos pudessem fugir do labirinto do Minotauro, onde foram presos pelo rei Minos. Antes de levantar voo, o pai recomendou a Ícaro que não deveriam voar nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera), nem muito baixo (perto do mar, pois a umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, a sensação de voar foi tão estonteante para Ícaro que ele esqueceu a recomendação e elevou-se tanto nos ares a ponto da previsão de Dédalo ocorrer. A cera derreteu e Ícaro perdeu as asas, precipitando-se no mar e morrendo afogado. Sabemos que um vôo como o de Ícaro e Dédalo é impossível e que voar mais alto não o levaria tão perto do Sol a ponto de derreter a cera que colava as penas. Nenhum ser humano tem força física suficiente para levantar o seu peso batendo as asas como um pássaro. Felizmente, ao invés de força física, a imaginação e a inteligência podem ser os maiores aliados para superarmos nossas limitações.
Após a leitura do texto, marque a alternativa INCORRETA.
Opções de pergunta 5:
a)
Há coerência entre os parágrafos de desenvolvimento e a conclusão do texto, pois a afirmação feita na tese "o homem consegue ... superar limitações físicas e vencer as distâncias" é confirmada na conclusão "a imaginação e a inteligência podem ser os maiores aliados para superarmos nossas limitações".
b)
O autor se coloca no texto de forma impessoal conforme o emprego dos verbos e pronomes na terceira pessoa.
c)
Como a ideia principal é muito genérica, o autor delimita-a, tomando apenas um campo científico que é a história de Dédalo e Ícaro, para comprová-la.
d)
O desenvolvimento do texto seria, na ordem: a capacidade de imaginar do homem; o sonho de poder voar como um dos mais antigos; a relação com a história antiga de Dédalo e Ícaro; a inteligência que supera o físico e é capaz de concretizar sonhos.
e)
A história de Dédalo e Ícaro é fisicamente impossível e é justificada pela afirmação " Nenhum ser humano tem força física suficiente para levantar o seu peso batendo as asas como um pássaro"
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
b
Explicação:
O autor nao usa a terceira pessoa e sim a primeira
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás