Na história política brasileira assistimos a inúmeros momentos de golpes e contragolpes. Em muitos momentos o Poder Executivo foi tomado por ditadores que colocaram fim a representatividade ou a restringiram. Hoje, se fala sobre o chamado “presidencialismo de coalisão”. Ele se tornou, para cientistas políticos, uma maneira de relacionar os interesses dos poderes representativos. Garantindo de certa forma a dependência do equilíbrio de forças e concessões.
LOPES, Mariane Helena; RODRIGUES, Ana Caroline. Ciências Políticas. UniCesumar:2018.
Sobre o significado do “presidencialismo de coalisão”, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Ele garante o poder do Executivo de ter a maioria do Congresso permitindo ao presidente da república o poder de veto sobre a eleição de parlamentares que não são aliados do governo.
Alternativa 2:
Demonstra o poder do presidente da república de vetar qualquer decisão do congresso e governar sem o apoio da maioria fazendo valer seus interesses, mesmo tendo a oposição da maioria dos parlamentares.
Alternativa 3:
Como no parlamentarismo o presidente é escolhido pelo Congresso Nacional a partir de candidaturas livres, os parlamentares elegem aquele que tem mais consenso entre eles e que possa representar um nome de apoio comum.
Alternativa 4:
É a prática política de governabilidade onde o presidente da república garante a possibilidade de aprovar medidas de seu interesse no congresso contando com o apoio da maioria dos deputados através de alianças e acordos políticos.
Alternativa 5:
Se traduz na primeira sessão do congresso depois da eleição do presidente, dando validade ou não ao eleito para o poder executivo. Permitindo que os parlamentares deponham o eleito e passem o governo para o segundo mais votado.
Respostas
respondido por:
4
Explicação:
como o parlamentarismo OS Presidente é escolhido pela congresso nacional a partir
Anônimo:
vlw
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás