"O sagrado "é uma categoria universal no mundo religioso mais essencial do que a palavra Deus" (USARSKI, 2006, p. 38). Essa afirmação mostra que ele é consciente de um estudo da religião abrangente, que não se limita às religiões monoteístas, mas alcança as politeístas e aquelas que não estão preocupadas com um aparato teológico, como o Budismo primitivo. Assim, torna-se necessário uma terminologia que supere os conceitos das religiões monoteístas(Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). Para os críticos da Fenomenologia, essa não é a realidade do termo e, portanto, do conceito de sagrado, uma vez que adquiriu seu valor num determinado contexto sociocultural e a partir de um significado muito amplo nas traduções dos textos da Bíblia, sendo muito mais análogo do que conceitual de fato. Assim: [. ] uma comparação em várias linguagens religiosas revela que a palavra "Heilig" não é universalmente traduzível, mas apenas desempenhou um papel particular conforme o consenso linguístico de uma geração dominante de pesquisadores nas primeiras décadas da história da Ciência da Religião como disciplina institucionalizada (USARSKI, 2006, p. 39). FILHO, José Adriano; SOUZA, José Francisco de; GINI, Sergio. Estudos das Religiões. Maringá-Pr. : UniCesumar, 2017. P. 110. Sobre as críticas à Fenomenologia da Religião podemos afirmar que: I. Elas nos ensinam que sua terminologia, por se tratar de uma ciência hermenêutica, necessita ser utilizada com cuidado e precisão, pois só o termo "sagrado" é rodeado de uma polêmica bastante acentuada. II. As categorias desenvolvidas na Fenomenologia da Religião precisam ser consideradas em função de sua potencialidade de imprimir autonomia ao objeto religião. III. Enquanto considerado apenas no âmbito empírico e funcional, a religião é totalmente original como fenômeno humano, aumentando assim o alcance de sua compreensão. As afirmações I, II e III são respectivamente: A) V. F. V B) V. V. F. C) F. V. F D) F. F. V
Respostas
Resposta:
I e II apenas
Explicação:
As críticas à Fenomenologia da Religião ( I correta) nos ensinam que sua terminologia, por se tratar de uma ciência hermenêutica, necessita ser utilizada com cuidado e precisão, pois só o termo “sagrado” é rodeado de uma polêmica bastante acentuada.
Por outro lado, ele é de grande validade por realmente alcançar a grande maioria
das manifestações religiosas em prol da descrição de uma determinada crença.
No mundo acadêmico, pode ser usado, então, como uma referência a crentes que
acreditam na qualidade sagrada de sua tradição, seja ela escrita ou de outra forma.
Contudo, (II correta)as categorias desenvolvidas na Fenomenologia da Religião precisam ser consideradas em função de sua potencialidade de imprimir autonomia ao objeto religião.
(III errada) Enquanto considerado apenas no âmbito empírico e funcional,
a religião é privada de sua originalidade como fenômeno humano