• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vanessarossetto753
  • Perguntado 3 anos atrás

Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social.

O Estado, e parte da sociedade civil, ainda reproduzem a narrativa de desvalorização e não reconhecimento da população indígena brasileira, uma vez que as ações de violência e violação dos direitos de existir destes povos permanecem enraizadas na cultura nacional.

Você pode orientar a sua reflexão a partir dos seguintes conceitos: Diversidade cultural/ Alteridade/ Eurocentrismo e a discriminação/ Padrões de Cultura.

Referências


Pedagoga14: tbm estou fazendo esse fórum

Respostas

respondido por: Matheusieti
1

O princípio da alteridade parte do pressuposto que cada indivíduo vive  sua vida independente do próximo, a antropologia busca estudar o princípio da alteridade a partir das relações entre os grupos culturais e como isso pode ser importante para a construção dos valores, costumes, linguagens.

Como notamos a prática relativista?

O relativismo cultural é uma concepção antropológica que anda na contramão do etnocentrismo, ou seja, ela visualiza as diferentes culturas sem julgamentos, ou discriminação por etnia, gênero ou organização social.

Por fim, a discriminação acaba criando padrões de cultura, onde os tidos como "diferentes" são deixados de lado, como vítimas do preconceito, por exemplo.

Mais sobre o etnocentrismo:

https://brainly.com.br/tarefa/2807804

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares