Proponho este trabalho como princípios matemáticos da filosofia, já que o principal problema da filosofia parece ser este: investigar as forças da natureza a partir dos fenômenos do movimento, e depois, a partir dessas forças, demonstrar os outros fenômenos. Gostaria que pudéssemos derivar o resto dos fenômenos da natureza pela mesma espécie de raciocínio a partir de princípios mecânicos, pois sou levado por muitas razões a suspeitar que todos eles podem depender de certas forças pelas quais as partículas dos corpos, por causas até aqui desconhecidas, são ou mutuamente impelidas umas para as outras, e convergem em figuras regulares, ou são repelidas, e afastam-se umas das outras (NEWTON, I. Princípios Matemáticos de Filosofia Natural. 2.ed. São Paulo: Edusp, 2002).
Lendo o fragmento do texto acima, conclui-se que:

1)O conhecimento científico tem início em problemas que visam solucionar questões práticas da realidade visando à construção de objetos ideais e pouco tangíveis.
2)A Filosofia é a base do conhecimento científico e exige dados imediatos provindos daexperimentação.
3)Quando a ciência afirma conhecer o mundo dos fenômenos é porque descobriu que eles reagem dentro de uma regularidade de um sistema complexo de leis.
4)A ciência conhece os fatos e as coisas em sua ordem aparente, por experiências feitas ao acaso, sem método, e por investigações pessoais derivadas da intuição.
5)A suspeita relatada por Newton fundamenta o uso da intuição como base do conhecimento científico.

Respostas

respondido por: 10marcelopes10
0

Resposta:

Quando a ciência afirma conhecer o mundo dos fenômenos é porque descobriu que eles reagem dentro de uma regularidade de um sistema complexo de leis.

Explicação:

Perguntas similares