A Filosofia não é uma ciência propriamente dita, mas um tipo de saber que procura desenvolver no indivíduo a capacidade de raciocínio lógico e de reflexão crítica, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo.
Sobre o conhecimento filosófico, avalie as afirmações abaixo:
I. O conhecimento filosófico pode ser verificável, o que o torna, sob certo ponto de vista, apenas falível.
II. A filosofia tem aplicação direta à realidade, assim, existe uma profunda interdependência entre ela e os demais níveis de conhecimento.
III. Conhecimento filosófico não é passível de observações sensoriais, utiliza o método racional, no qual prevalece o método dedutivo antecedendo a experiência; não exige comparação experimental, mas coerência lógica, a fim de procurar conclusões sobre o universo e as indagações do espírito humano.
IV. Essa relação deriva do fato de que o conhecimento filosófico conduz à elaboração de princípios universais, que fundamentam os demais, enquanto se vale das informações empíricas, teológicas ou científicas para prosseguir na sua evolução.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta: Alternativa 3; III e IV
Explicação: III- Conhecimento filosófico não é passível de observações sensoriais, utiliza o método racional, no qual prevalece o método dedutivo antecedendo a experiência; não exige comparação experimental, mas coerência lógica, a fim de procurar conclusões sobre o universo e as indagações do espírito humano.
IV- Essa relação deriva do fato de que o conhecimento filosófico conduz à elaboração de princípios universais, que fundamentam os demais, enquanto se vale das informações empíricas, teológicas ou científicas para prosseguir na sua evolução.
Com referência ao conhecimento filosófico, é correto o que se expressa em:
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
A filosofia
É uma espécie de ciência-mãe da qual derivam quase todas as disciplinas especializadas que conhecemos hoje. Ele foca seus interesses na reflexão, especificamente em temas como moralidade, beleza, experiência, linguagem e a própria existência.
A filosofia é muito antiga: suas origens surgem por volta do século V aC. C. foi inventado pelo antigo matemático e pensador Pitágoras (c. 569-c. 475 aC).
Pitágoras definiu os filósofos como um terceiro tipo de pessoa, diferente daqueles que gostam de agir e ganhar reconhecimento, e também daqueles que gostam de negociar e obter lucro. Pelo contrário, os filósofos apenas aspiravam observar e compreender.
Saiba mais sobre A filosofia em: https://brainly.com.br/tarefa/25277274
#SPJ2