O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), fundado em 1937, é um marco na política educacional no Brasil. Este Instituto, por meio do conhecimento acadêmico, buscam em dados sociais e demonstração de ações uma resposta para as demandas sociais.
Assim, sobre as questões sociais e o papel da educação, assim como, do Inep, assinale a alternativa que melhor define esta relação.
Alternativas
Alternativa 1:
O Inep atua apenas na busca de levantar dados acerca das instituições de ensino e do corpo docente. Não é foco da instituição os levantamentos em relação aos dados dos alunos e seus desempenhos.
Alternativa 2:
Historicamente o Inep permite acompanhar o comportamento social e sua relação com a educação. Desta forma, muitas das políticas educacionais podem ser definidas com dados objetivos e ações cientes dos campos de conhecimento científicos.
Alternativa 3:
O Inep foi criado para afastar qualquer tipo de tema político dentro da escola. Também, na busca de isolar o ambiente educacional da vida social, o que pode contaminar o desempenho dos alunos.
Alternativa 4:
Atuando somente no ensino técnico profissionalizante, o Inep regula e incentiva o ingresso de alunos no mercado de trabalho, permitindo o atendimento profissional às empresas e o ingresso de estudantes na vida profissional.
Alternativa 5:
O Inep tem apenas a função de organizar provas de avaliação de desempenho dos alunos nas diferentes etapas da educação. Prova Brasil e Enem, por exemplo. O Instituto não se envolve em questões sociais.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
resposta 2
Explicação:
Ele defendia uma educação construtivista, que pensava os alunos como agentes transformadores da sociedade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás