O abuso sexual infantil deve ser profundamente estudado, as intervenções neste contexto devem ser sempre pensadas na perspectiva da existência do seguinte triângulo: criança(s), mãe e pai, além de incluir irmãos e familiares que testemunharam e/ou foram coparticipes da trama incestuosa. Essas famílias devem, ser sempre vistas como representantes de um espaço ambíguo, tanto de insegurança como de proteção. Trata-se, afinal, de um tipo de violência que consegue quebrar a ordem simbólica, que normatiza e constitui o fundamento básico de toda família, por meio de tramas de sedução e poder, de obediência e de ameaça, de desconfiança e acusações que é imposto às crianças e aos adolescentes. Fonte: PENSO, Maria Aparecida et al. Abuso sexual intrafamiliar na perspectiva das relações conjugais e familiares. Aletheia, n. 30, p. 142-157, 2009.
Sobre o abuso sexual no contexto intrafamiliar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I ¿ Existe uma contradição muito grande na organização da família brasileira que é ao mesmo tempo tomada como local de proteção social, mas, é também, lócus de produções de violências e abusos às crianças.
PORQUE
II - As pesquisas sobre abuso sexual precisam ser arrojadas para que possam abarcar nuances dolorosas e complexas como o fato de que há mulheres que, ao mesmo tempo, falham em proteger suas filhas e se encontram aprisionadas a relações patriarcais.
Assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás