"A República" é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.) onde ele idealiza uma cidade chamada de Kallipolis que estaria dividida em estratos sociais baseados no conhecimento e seria governada pelo "rei-filósofo". Nessa obra o “rei-filósofo” seria:
a.
o mais novo dentre todos os cidadãos maiores de 18 anos;
b.
o mais velho de todos os cidadãos da cidade, independentemente de suas qualidades;
c.
o mais forte dos cidadãos da cidade, escolhido durante os jogos;
d.
o portador de alma de ouro e, quando atingisse 50 anos, estaria pronto para assumir a magistratura e governar a cidade;
e.
aquele indicado pelo Oráculo;
Respostas
Resposta:
a
Explicação:
Resposta:
Letra D é a resposta correta:
o portador de alma de ouro e, quando atingisse 50 anos, estaria pronto para assumir a magistratura e governar a cidade;
Explicação:
Platão acreditava que ao alcançarem a idade de 20 anos, esses jovens já estariam em condições de serem submetidos a testes. Haveria rigorosas provas sobre tudo que aprenderam até aquele momento, a falha, revelariam aqueles que – na terminologia platônica – teriam alma de bronze, isso equivaleria às almas mais inclinadas para o prazer e o desejo.
O grupo que foi aprovado nesta fase deve continuar seus estudos e treinamento, por mais 10 anos. Os outrora jovens, seriam adultos. E a estes, estaria reservada uma segunda seleção, desta vez, aqueles que não foram aprovados revelariam a condição de alma de prata, a falha nesta segunda fase deveria relevar a condição colérica da alma, algo a
ser cultivado com a virtude da coragem.
Finalmente, o último grupo, que tem grande importância, depois de passado por muitas provações, seriam os portadores de alma de ouro, o grupo que deveria, segundo o mestre Platão, buscar o conhecimento filosófico através da dialética. Da arte do pensar permitiria que, quando atingissem 50 anos estariam prontos para assumir a magistratura e governar a cidade.