Respostas
Resposta:
A pesquisa científica tem demonstrado toda sua importância durante a pandemia de Covid-19, trazendo luz à profissão de cientista e aos benefícios da ciência no cotidiano. O cientista é o profissional que utiliza o método científico para produzir conhecimentos úteis que resolvem problemas da sociedade, seja na área das ciências médicas, tecnológicas, sociais, aplicadas e do direito. Mas como nasce um cientista? Buscamos as respostas para orientar os interessados em trilhar por este caminho.
A pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, Adriana Rolim, explica que todos nascem cientistas. “As crianças crescem descobrindo o mundo testando hipóteses. Com o passar do tempo, vamos sendo ‘obrigados’ a perder a curiosidade”, complementa. Contudo, essa prática é necessária para o conhecimento formal que todos recebem na escola.
Mesmo assim, ainda em idade escolar e muito antes de ingressar na Universidade, polo formador e agregador de cientistas, um perfil comportamental se destaca entre futuros pesquisadores. “Cientistas são curiosos, pacientes, corajosos, criativos, persistentes e solucionadores de problemas”, ressalta Adriana Rolim. Daí a importância dos pais e da escola ficarem atentos a essas características para realizarem orientação profissional adequada