Já foi abordada a consciência como algo do ser humano individualmente. A consciência é a resposta da pessoa para si mesma, enquanto a lei é a resposta da sociedade para pessoa. Dessa forma, os conflitos entre consciência e lei podem surgir. Assinale a alternativa CORRETA que descreve segurança nacional: A) Arrecadação proposta para melhoria do bem comum, embora, por vezes, pode qualquer cidadão colocar em dúvida se essa aplicação é feita adequadamente. B) Impede a liberdade de associação e toda população pode sentir-se privada do seu direito de ir e vir livremente sem se sentir vigiada. C) Se for da sua categoria, você se encontrará no dilema de querer ou não participar, muito embora, nem sempre a situação lhe dará escolha. D) Se não for da sua categoria, você poderá ser afetado diretamente e assim ser licenciado de um serviço, mesmo que você não concorde com a motivação do movimento.
Respostas
Explicação: Arrecadação proposta para melhoria do bem comum, embora, por vezes, pode qualquer cidadão colocar em dúvida se essa aplicação é feita adequadamente.
A nossa consciência é uma qualidade que nos ajuda a tomar decisões racionais, enquanto a lei nos auxilia a tomar decisões. Por isso a alternativa correta é a letra A.
Consciência e lei
Em uma sociedade existem pelo menos dois elementos que guiam o ser humano para viver em ordem e harmonia: A nossa consciência e as leis. A nossa consciência é por definição uma qualidade racional, que nos auxilia a tomar decisões livres. Ou seja, a medida em que crescemos podemos decidir livremente e racionalmente aquilo que vamos escolher.
Enquanto isso as leis podem ser consideradas como elementos externos, que nos auxiliam na tomada de decisão. Uma vez que se existisse apenas a nossa consciência, cada um poderia tomar sua própria decisão e assim haveria o caos na sociedade.
Para saber mais sobre consciência, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2562357
#SPJ2