a) Que características do modo de vida dos kung podem ser compreendidas como continuida- des de um modo de vida padrão entre os pri- meiros grupos de Homo sapiens?
b) No final do texto, o autor compara o modo de vida kung com o de trabalhadores urbanos. Que conclusões o autor pretendeu estabelecer com base nessas comparações?
Respostas
a) As características do modo de vida dos kung comparáveis ao modo de vida dos primeiros grupos sapiens é sua organização como caçadores e coletores, que dedicam suas vidas à busca de recursos para subsistência, carregam poucos pertences e ocupam um longo tempo da vida com lazer e ócio, como se supunha para os antigos caçadores-coletores.
b) A comparação feita pelo autor é a relativa ao tempo despendido pelos kung para dar conta da própria subsistência: eles despendem mais tempo em atividades de lazer e sociabilidade e consomem alimentos em quantidade suficiente para terem vida longa. A comparação com os trabalhadores urbanos pode nos dizer que o modo de vida deles pode ser tão ou mais pleno que a vida no contexto urbano, já que a ideia propagada pela senso comum de que sociedades caçadoras e coletoras equivalem a sociedades pobres não corresponde à realidade, considerando que o padrão de vida exemplificado pelos kung é completo, do ponto de vista do que poderia ser desejável para essa população.
Obs: Gabarito (respostas exatamente iguais do livro do professor)