a leitura da cantiga de airas Nunes e do poema confessor medieval de Cecília Meireles revela que esse poema Mesmo tendo sido escrito por uma poética Modernista apresenta intencionalmente algumas características da poesia trovadoresca como tipo de verso e a construção baseada na recepção e paralelismo Releia com atenção dois textos, em seguida.
A)
considerando que o efeito de paralelismo em cada poema se torna possível a partir da retomada estrofe a estrofe do mesmo tipo de frase adotado na estrofe inicial no poema de airas Nunes por exemplo a retomada da frase imperativa aponte o tipo de frase que Cecília Meireles retomou de estrofes estrofes para possibilitar tal efeito
R=
B )
Estabeleça as identidades que há entre o terceiro verso da cantiga de airas Nunes e ao terceiro verso do poema de Cecília Meireles No que diz respeito ao número de sílabas e as posições dos assentos.
R=
me ajudemmmm
Respostas
a) O tipo de frase retomada por Cecília Meireles de estrofe a estrofe foi a oração adverbial condicional ("Se...") e a oração interrogativa ("Irias...?").
b) Tanto o terceiro verso da cantiga de Airas Nunes como o terceiro verso do poema de Cecília Meireles apresentam versos hendecassílabos, isto é, formado por 11 sílabas métricas, com acentos na 5ª, 9ª e 11ª sílaba.
Escansão
Escansão está relacionada à divisão do verso em sílabas métricas ou sílabas poéticas, ou seja, em sílabas que variam de acordo com a sonoridade das palavras.
Veja a escansão dos versos indicados, com destaque para as sílabas tônicas:
AIRAS NUNES
"E/ quem/ for/ ve/li/da,/ co/mo/ nós,/ ve/li/das"
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
CECÍLIA MEIRELES
"Se/ te/ de/ra a/pe/nas/ um/ a/nel/ de/ vi/dro"
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Mais sobre escansão em:
https://brainly.com.br/tarefa/9142920