• Matéria: Saúde
  • Autor: glauciasantosbiomedi
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir.

Direitos humanos em questão

“O caráter universalizante dos direitos do homem [...] não é da ordem do saber teórico, mas do operatório ou prático: Eles são invocados para agir, desde o princípio, em qualquer situação dada” (François Jullien, filósofo e sociólogo).

No ano de 2008, foram comemorados os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Novas perspectivas e concepções incorporam-se à agenda pública brasileira. Uma delas é a visão mais integrada dos direitos econômicos, sociais, civis, políticos e, mais recentemente, ambientais. Ou seja, trata-se da integralidade ou da indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as novas concepções de direitos, destacam-se:

A habitação como moradia digna e não apenas como necessidade de abrigo e proteção;
A segurança como bem-estar e não apenas como necessidade de vigilância e punição;
O trabalho como ação para a vida e não apenas como necessidade de emprego e renda.
Agora, tendo em vista as informações levantadas, reflita sobre o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos.


Anônimo: oi, faço provas e trabalhos, se precisar me chama.

wa.me/+5588992941756?text=oiiiii

Respostas

respondido por: glauciabiomedic
0

As formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. A saúde envolve aspectos biológicos (idade, gênero e herança genética); aspectos ambientais, incluindo o físico, o socioeconômico e o cultural; estilo de vida (higiene pessoal, dieta, atividade física, adições, comportamento sexual e outros) e acesso aos serviços de saúde. A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre os DSS é extremamente relevante.

Perguntas similares