Observe as afirmações com atenção: I – O ser é todo inteiro II – O ser é imutável III – Pensar em nada é o mesmo que não pensar Considerando o pensamento de Parmênides, é correto o que está se afirmando em:
Respostas
Resposta:
Em todas as afirmativas.
Explicação:
Para Parmênides, o real é eterno, indestrutível e imutável: só o Ser é, e o nada, ao contrário, nada é. Daí, Parmênides conclui que só o ser é e que o não ser não é. Dessa verdade, Parmênides deduz outras:
• O ser é todo inteiro, posto que se o ser tivesse partes, algo nele seria apartado, isto é, não faria parte do ser, entretanto, essa condição seria não ser. Consequentemente, o ser, sendo uno e indivisível, não pode ter partes;
• O ser é imutável e não pode ter surgido do não ser ou tornar-se não ser, posto que o ser só pode ser idêntico a si mesmo, e não pode ser e não ser ao mesmo tempo.
• O mesmo s e aplica ao dizer e ao pensar, já que só é possível pensar naquilo que é, pois só o que é pode ser expresso em palavras. Pensar em nada é o mesmo que não pensar, e nada dizer é o mesmo que ficar calado.