(Fac. Pequeno Príncipe) A partir de meados do século XVIII, os ideais iluministas atravessaram o Atlântico, influenciando em grande medida o início dos movimentos de independência dos países americanos. observe as afirmações a seguir sobre esse tema:
I. A independência das treze colônias britânicas na América teve influência direta de autores iluministas, como o inglês John Locke, que afirmava que o governo deveria garantir os direitos naturais aos homens, como a liberdade, a felicidade e a prosperidade.
II. No Brasil, não chegaram os ideais iluministas; por esse motivo, quando o país tornou-se independente, e 1822 continuou sendo uma monarquia, já que o ideal republicano não circulava na colônia.
III. Os ideais iluministas de liberdade e de igualdade estiveram presentes nos movimentos de independência da América espanhola, iniciados entre o final do século XVIII eu começo do século XIX, que que foram liderados pela elite letrada colonial, que se mostravam insatisfeita com a sua diferença em relação às elites metropolitanas.
IV. Um dos principais líderes dos movimentos de independência das Américas foi Simón boliviar. Por esse motivo, atualmente, governos que questionam a interferência externa em suas economias são denominados de "bolivarianos".
Estão CORRETAS apenas as afirmações:
a) I e III.
b) I, III e IV.
c) I e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II e III.
Respostas
Resposta:
Letra: d
Explicação:
John Locke não era um filósofo iluminista. Ele é do século século XVII e o iluminismo se deu no século XVIII.
O Iluminismo difundiu as ideias do uso da razão, liberdade política e econômica. Suas principais críticas eram ao Antigo Regime. Todo o processo de independência das Américas teve influência dos ideais iluministas. A resposta correta é a letra B.
Iluminismo
John Locke foi um dos mais importantes filósofos iluministas e foi fundador do empirismo e liberalismo.
A declaração de independência dos EUA teve como base "a busca por oportunidades, prosperidade e felicidade para todas as famílias". A número I está correta.
As ideias iluministas circulavam nas Américas, inclusive no Brasil Colônia, pois influenciou movimentos como a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira.
Apesar de ter continuado como uma monarquia após a independência e ter sido excludente para a maioria da população, o rompimento do Brasil com Portugal teve como ideais o iluminismo para o fim de influências do Antigo Regime, modernização burguesa e benefícios aos burgueses.
Aos olhos das elites coloniais no Brasil, o modelo de independência dos EUA e o liberalismo deveriam ser seguidos. A declaração de independência dos EUA estava impregnada de valores do iluminismo. A afirmação da número II está incorreta.
A independência da América Espanhola teve relação com os anseios da elite criolla pela adoção do liberalismo e maior crescimento social e econômico. Número III está correta;
A atuação de Simón Bolivar foi de grande importância para as independências e emancipação da América do Sul. A número IV está correta.
Leia mais sobre as características do Iluminismo: https://brainly.com.br/tarefa/14930683
#SPJ2